Wednesday, September 28, 2022

Bodies Bodies Bodies

 Numa altura em que o cinema se prepara para a luta pelos premios, Agosto e Setembro são sempre meses de projetos mais arrojados, mais divididos entre aquilo que é a ambição comercial sem nunca descuidar a valencia critica, já que e um periodo onde os resultados comerciais não são tanto exigidos. Este filme de terror acabou por ser uma experiencia com alguns actores ja com alguma mediatismo e o risco necessário a um projeto irreverente. Criticamente as coisas correram bem com avaliações muito positivas em face do género, sendo que do ponto de vista comercial o filme começou devagar mas acabou por recolher os frutos com resultados consistentes tendo em conta a expetativa inicial do filme.

Sobre o filme podemos dizer que temos um filme de terror com diversas personagens fechadas num espaço, muita loucura, muito alcool e uma serie de acontecimentos e mortes a acontecer. O filme joga inicialmente bem na irreverência de cada personagem de forma a transmitir ao espetador que qualquer uma delas podera ser a autora do que vemos. Outro dos apontamentos que o filme faz bem são os movimentos esteticos das personagens que permite termos um filme de terror colorido e assustador ao mesmo tempo.

Outro dos pontos que funciona no filme, é a narrativa e a sua conclusão. Embora a determinada altura possamos suspeitar da forma como tudo ocorre e o filme afunilar constantemente a forma inteligente como o filme se conclui e uma agradavel surpresa daquelas que tornam um filme mediano num filme agradavel, o qual depende do seu final, mas onde consegue que essa dependência seja um ganho efetivo do projeto.

Por tudo isto não sendo uma obra prima em face do genero e do alcance curto que o filme acaba por ter, e um filme divertido, curioso, que nos prende e nos surpreende com o seu peculiar final. Nao e daqueles filmes que marcam, mas num estilo cada vez mais preenchido por filmes de qualidade duvidosa o resultado acaba por ser satisfatorio.

A historia segue um conjunto de amigos com muitos problemas em aberto que se juntam numa casa com piscina. Tudo piora quando começa um jogo que se torna numa realidade no momento em que as personagens começam a morrer e lança no espetador a questão "quem e o assassino?" (sic).

No que diz respeito ao argumento a base e de um filme serie b de terror juvenil, mas a execução e principalmente a forma como o filme consegue ir buscar uma conclusão original e surpreendente faz com que o filme e a historia resulte.

Na realização Reijn é uma atriz e realizadora holandesa, que tem sido premiada em alguns festivais de menor dimensão, mas que acaba por ganhar alguma dimensão neste filme, pela abordagem atual, colorida e de terror que consegue ter. Nao e o melhor genero para o curriculo mas quando funciona pode ser uma surpresa agradavel

No cast Stenberg e Bakalova sao actrizes ja com algum mediatismo que dominam o filme com a intensidade que o filme exige. Nao e no terror que habitualmente temos os pontos mais intensos de interpretaçao mas o filme consegue aproveitar os recursos de ambas para imprimir intensidade.


O melhor - O final-

O pior - A base e um filme de terror juvenil


Avaliação - B-



No comments: