Tuesday, November 20, 2018

Jonathan

Existem alguns actores mais jovens que a determinada altura da sua carreira se tornam autenticos fenomenos mediaticos e depois existe sempre uma tentativa de se desprender de um lado mais comercial das suas carreiras. Elgort e um desses actores que nos ultimos anos tem arriscado em projetos comercialmente de menores dimensoes como este peculiar Jonathan. Os resultados criticos até foram positivos com avaliações essencialmente positivas embora sem grande entusiasmo. Comercialmente um filme com pouca expansão e por isso com resultados algo moderados.
SObre o filme podemos dizer que a ideia de base do filme é original e poderia sem duvida resultar num filme interessante, ou pelo menos diferente. E podemos começar por dizer que o filme até começa com uma abordagem que fortalece ainda mais o conceito que é apenas seguir uma das mentes do corpo, tentando nesse espaço preencher as lacunas temporais que aconteceram.
Se em termos de ideia e forma o filme é bastante interessante e potencia bastante a ideia, na sua execução as coisas nao correm tao bem, a historia romantica começa bem, mas acaba por ser abandonada, como alias os diversos pontos de conflito, aqui o filme parece cair em algum receio de desenvolvimento de linhas narrativas o que o terna a determinado ponto algo previsivel ou pouco apelativo.
Fica a sensaçao que uma ideia desta merecia no final um resultado de muito maior impacto, fica a sensação que esta ideia num realizador de mais craveira poderia nos dar um dos filmes sci fi dos ultimos tempos. Assim parece que o filme tem medo de crescer, ou melhor, nao tem ferramentas narrativas em termos do desenvolvimento da ideia que o tornem em si um filme mais interessante.
Ou seja uma boa ideia, pensada com uma forma correta mas que nos deixa um pouco com um amargo na boca, pois observa-se que as coisas poderiam e deveriam ter corrido melhor, principalmente em termos das linhagens narrativas que escolhe desde metade do filme.
A historia fala de dois irmãos que habitam no mesmo corpo, com personalidades distintas e com espaços temporais diferentes em que usam o corpo. Tudo fica mais complicado quando um deles se apaixona sem o conhecimento do outro.
Em termos de argumento e obvio que a ideia de base do filme e original, e tem muito potencial, pena e que no desenvolvimento principalmente das duas personagens do filme, nao exista força suficiente para potenciar um desenvolvimento narrativo mais forte.
Na realizaçao Bill Oliver é um autentico desconhecido que tem aqui um trabalho modesto, que penso que tambem limita em alguns pontos a dimensao do filme. E sabido que o filme nao era uma grande produçao, mas tinha espaço para mais estetica e mais autor.
No cast eu confesso que Elgort ainda nao me preenche as medidas em termos de versatilidade e recursos como actor, num filme em que isso poderia ser trabalhado, parece um trabalho muito pequeno para o filme em questão. Um filme que nao permite que as personagens secundarias tenham força para mais.

O melhor - A ideia original do filme.

O pior - As personagens de ambos serem muito limitadas

Avaliação - C

No comments: