Sunday, November 18, 2018

Crazy Rich Asians

Poucos apostariam que a comedia sensação comercial do ano acabaria por ser um pequeno filme sobre asiaticos, passado entre Nova Iorque e Singapura que mais nao era do que dar o lado mais ocidental dos asiaticos, numa especie de adaptaçao do classico cinderela ao mundo real, com muitos dos costumes asiaticos num filme atual. Talvez por nos dar um povo algo diferente e cada vez mais global o certo e que esta comedia para toda familia acabou por ter avaliaçoes positivas e comercialmente tornou-se na grande sensação do final de verao principalmente nos EUA.
Sobre o filme podemos dizer que existem aspetos completamente inexplicaveis em Hollywood, como e que um simples filmes do genero comedia romantica com todos os cliches esperados conseegue ser um sucesso tremendo quando a unica novidade acaba por ser a forma como o filme nos leva ate ao lado mais ocidental da asia e pouco mais. Talvez esta abertura ao mundo podera ser sem duvida o unico ponto de interesse e que define o filme ja que tudo o resto parece retirado do mais comum dos filmes romanticos de domingo a tarde.
Em termos de dialogos e a forma como os mesmos fazem imperar o registo humoristico que o filme quer ter parece claro que nao e um filme totalmente trabalhado ou elaborado, nem se quer utiliza um humor particularmente atual, muito pelo contrario, o filme parece ser algum do tradicionalismo das comedias dos anos 90 e talvez por isso o seu bom resultado.
Ou seja este e daqueles filmes que se tornam rapidamente um icon pop num determinado momento que existe a clara sensação que numa outra abordagem o resultado nunca seria sequer proximo. Um filme igual a muitos outros que tem apenas como assinatura o dar um lado asiatico que talvez o ocidente ainda pensava nao existir
A historia fala de um herdeiro de uma das grandes fortunas de Singapura que apaixonado por uma nova iorquina de origens mais modestas a leva a um casamento na sua terra natal, onde vai ter de enfrentar todos os costumes de uma familia de alta classe financeira.
O argumento e retirado das tipicas comedias romanticas dos anos 90, as diferenças sociais as barreiras familiares, um tom descontraido, amigos malucos e um humor moderado, com a unica alteração de ter como base personagens asiaticos mas com tradicoes claramente ocidentais.
Na realizaçao JOhn CHu é atualmente um dos mais conceituados realizadores chinenses sediados em Hollywood ja tendo tido ao seu dispor algumas grandes produçoes. Aqui tem um trabalho mais facil onde o deslumbre de Singapura e mais que isso as excelentes casas selecionadas fazem o resto. Ainda sera dificil neste filme perder algum rotulo de tarefeiro.
No cast um leque de desconhecidos de origem asiatica e pouco mais, o filme nao pede interpretaçoes de primeira linha e o filme nao as da. Uma comedia nunca e na sua base um genero para grandes explosoes de actores

O melhor - O lado incrivel do desenvolvimento de Singapura

O pior - Uma comedia demasiado cumpridora das regras tradicionais

Avaliação - C

No comments: