Saturday, November 10, 2018

Kin

Existem projetos de grande orçamento por parte de produtoras menores que rapidamente se consegue perceber quer pelo conteúdo quer pelas pessoas envolvidas não vai conseguir ser um sucesso. Kin é destes filmes desde logo pela falta de figuras de primeira linha como protagonistas e depois porque desde logo parece uma aventura alienista de segunda linha. Tudo percebeu-se ir de encontro a esta expetativa no momento em que surgiram as primeiras avaliações, bastantes negativas para o filme que acabou por se tornar num dos grandes flops comerciais do ano.
Kin é um filme de processos simples, e uma base ainda mais simples, naquilo que é um jogo de fuga das personagens centrais a perseguiçao de uma serie de viloes. E um filme com um registo suave, com uma toada quase de comedia, mas que nunca consegue em si ter qualquer tipo de graça natural nas personagens nem na central quase sempre em tom monocordico mas tambem nas relações que a mesma vai estabelecendo.
POdemos dizer que a irreverencia da personagem de James Franco e o elemento mais diferenciador do filme, mas parece completamente fora do registo mais tradicional que o filme tem, sendo nossa ideia que tal tornou-se numa criaçao do interprete que fez a personagem a sua maneira esquecendo que tem um filme quase juvenil mas que no argumento nunca o é.
Kin nunca é uma grande produçao estetica por um lado, com efeitos especiais quase inexistentes e por outro lado nunca tem no seu argumento qualquer elemento que o distinga, mais parece sempre ser um filme demasiado previsivel, até ao momento da revelação final, que acaba por ser completamente obsoleta para aquilo que vimos, e essa tentativa acaba por ser um trunfo guardado para algo que ninguem consegue perceber ao certo o que.
A historia fala de um jovem adotado que encontra uma arca com um poder especial, e que acaba por ter de fugir com o irmão seguido por um grupo de bandidos perigosos a quem deve dinheiro, e também de um grupo de seres estranhos que querem recuperar a sua arma.
NO argumento uma historia sem grande desenvolvimento, pouco trabalhada em termos de dialogos e personagens e principalmente uma historia com muita dificuldade de encontrar o seu estilo proprio.
Na realizaçao os irmaos Baker sao a base do filme que tem origem numa short elaborada pelos mesmos. COm alguns meios parecem nao conseguir tornar o filme grande ou maduro e isso e um problema para quem se exibe numa longa duraçao pela primeira vez, que e ter meios e ninguem dar por eles.
No cast Jack Reynor foi um jovem actor que alguns pensavam poder tornar-se numa figura de primeira linha que contudo nunca deu o salto e aqui percebemos alguma falta de carisma ou versatilidade. AO seu lado um Franco com um papel particular mas totalmente desencaixado do filme e pouco mais.

O melhor - A irreverencia da personagem de Franco

O pior - A forma como o filme nao se encontra entre o juvenil e açao irreverente

Avaliação - D+

No comments: