Wednesday, November 07, 2018

The Nun

James Wan é sem sombra de duvida neste momento o maior valor comercial do terror, principalmente pelo lançamento de obras como Insidious e mais recentemente toda a expericencia cinematografica de The Conjuring nos diferentes Spin Off. Este filme, uma produçao de terror elevada é mais um spin off de The COnjering indo mais atrás no tempo. O resultado critico do filme ao contrario da maioria dos filmes do Franchising foi desolador, pese embora a expetativa em torno do seu lançamento. Pese embora esta recepção critica menos positiva, este era o filme de terror com mais impacto comercial do ano e não desiludiu, com resultados extremamente interessantes e que fazem de The Conjuring uma obra de referência em termos de resultados comerciais no que ao terror diz respeito.
The Nun e um filme em todos os pontos mais simples e mais direto do que os outros filmes deste franchising isso percebe-se de imediato na sua duração mais curta, mas na forma como rapidamento nos leva ao centro da ação. E aqui tem duas analises distintas, se por um lado e um filme mais ritmado, e com alguns apontamentos tecnicos de terror interessante, por outro lado o filme nunca consegue ter uma consistencia narrativa que o demarque do lado B do terror que tantos filmes de pouca qualidade nos trás.
Esta falta de sumo, ou melhor de alicerces no arguemento do filme e um problema claro, porque no final apenas temos uma historia simples de evocação de espirito, uma tentativa de sobreviver e nada mais, num final algo desorganizado com imagens pouco relacionadas, e que faz certamente este ThE Nun um dos piores filmes do franshising se nao mesmo o pior.
FIca a ideia que The Nun ao contrario dos filmes anteriores tem o unico objetivo de ganhar dinheiro com pouco trabalho, sente-se que o filme tem alguma tecnica em termos produtivos e estetico mas que perde completamente no trabalho narrativo de base. Sendo um filme que tenta ir a base de toda a saga deveriamos tem mais trabalho de contextualizaçao de personagens e acima de tudo mais ligaçao com os primeiros filmes.
A historia fala de um padre e uma quase freira que se deslocam até uma pequena ordem religiosa na ROmenia de forma a investigar um suicidio que ali decorreu até que se deparam com a presença de um espirito maligno.
Em termos de argumento o filme e demasiado simplista, podendo mesmo se considerar algo preguiçoso na forma como não nos trabalha as personagens e como quase nao se conecta com os filmes anteriores. Temos um filme fraco de terror.
Na realização com Wan fora do barco foi Corin Hardy que ficou com o leme desta nova linhagem do franchsing, um realizador totalmente desconhecido oriundo dos video clips que tem um trabalho com algum detalhe tecnico mas que nem sempre principalmente na parte final é suficientemente objetivo para funcionar. A ver se esta primeira colaboração pode ser apenas um treino para filmes mais interessantes.
No cast temos uma dupla de actores de segundo plano Birch que nos ultimos anos se tem dedicado a uma cinema mais universal que tem um papel extremamente redutor e Taissa Farmiga que nos parece apenas curioso por ser irmã de Vera Farmiga a protagonista maior do franchising.

O melhor - Alguns apontamentos esteticos de terror.

O pior - Um argumento reduzido ao maximo

Avaliação - D+

No comments: