
Venom é um filme estranho, principalmente pelo seu estilo desajeitado muito por culpa de uma personagem central algo perdida, desajeitada e que parece a pessoa errada para um filme de super herois. Mas e precisamente por tudo funcionar menos bem que o registo acaba por ser singular e ficar proximo de nos, principalmente na fase final, em que o tom descontraido da relação do corpo com a mente acaba por ser quase de uma comedia satirica.
Agora parece-me obvio que em termos de historia e qualidade de argumento o filme simplesmente nao existe, nao existe trabalho em nos dar uma narrativa elaborada, coesa, com vilões imponentes, nada disso, o filme prefere a relaçao intensa entre o corpo e o ser que o habita, com uns efeitos pouco trabalhados e mais que isso com muitos apontamentos que acabam quase por ser irrelevantes para o filme.
Ou seja Venom e razoavel por ser mau e isso o diferenciar de alguns filmes de super herois que se levam demasiado a serio. Se esta descontraçao foi algo planeado ou fruto de uma incapacidade de dotar o filme de outros atributos nunca vamos saber mas que se trata de um filme obviamente singular isso nao existe a menor duvida.
A historia fala de um reporter que tenta descobrir os segredos cientificos de um jovem cientista e acaba possuido por um ser do espaço que o torna num monstro com uma capacidade acima da media para lutar.
Em termos de argumento o filme é muito limitado, desde logo na intriga central, na forma rudimentar com que nos da as diferentes personagens e mesmo na construçao do vilao. Parece sempre um filme sem argumentos narrativos para funcionar.
Na realizaçao a cadeira foi entregue a Fleisher que depois do sucesso de Zombieland nunca mais conseguiu encontrar o caminho do sucesso. Aqui pouco risco, pouco autor, mas acaba de ter a sorte que de tão mal que o filme caiu que as coisas acabaram por se recompor.
No cast Hardy nao e claramente actor para este registo e demonstra bem isso no facto de ter conduzido o filme para o seu estilo e nao o contrario. O filme perde a capacidade de se levar a serio e isso talvez seja o seu segredo, num Hardy longe de ter caracteristicas de figura de açao. A falta de argumento nao permite qualquer outro motivo de analise para alem de um curioso Harelsson na post credit scene.
O melhor - A forma como os erros de produçao e argumento do filme parecem planeados para serem assim.
O pior - FIca a sensação que o filme adota esta postura por falta de recursos para ser diferente
Avaliação - C
No comments:
Post a Comment