Saturday, November 10, 2018

The Gir in the Spider Web

Não é facil uma franchising perder de um primeiro para o segundo filme não so a dupla de protagonistas mas acima de tudo um realizador como David Fincher. Era obvio que em termos de aposta do estudio este segundo capitulo dos conhecidos livros suecos na versão americana ia ser naturalmente um filme menor em termos de dimensão. O que nao se esperava e que esta desaceleração em termos produtivas terminasse num falhanço critico devido as avaliaçoes pouco entusiasmantes e mais que isso comercialmente onde os resultados quase que colocam fim a possibilidade da sequencia ser fechado.
Eu confesso que nao e facil alguem trazer um filme que poucos anos antes tinha visto a luz com algum sucesso no cinema sueco. Fincher tentou e pese embora criticas interessantes percebeu que não era cinema para si, abandonando o projeto que ficou de imediato orfão. E aqui mais uma vez parece orgão não so de protagonistas mas de ideias, principalmente na forma como o filme não consegue fazer salientar personagens que quase que funcionam por si so, causando um demerito assinalavel no filme.
OUtro dos problemas do filme e a sua previsbilidade ao ser um filme que perde demasiado tempo em motas e seguimentos de carros sao as personagens que ficam vazias e quase nos determina num exercicio de logica todos os passos do filme, e num thriller de suspense isso e dos maiores erros que um filme pode ter principalmente quando na abordagem e quase sempre confuso e pouco interessante.
Esta e a demonstração que depois de tantos abandondos do projeto deveria ser percetivel que as coisas nao iam funcionar ainda para mais quando tudo e novo no filme e muitos dos personagens acabam por ser corpos demasiado estranhos. A opção por um sotaque ingles sotaque e o excesso de suecos no filme é incompreensivel ja que se quisermos ver os personagens no habitat natural vemos a versao original.
O filme segue a forma como Liseth continua a vingar-se dos homens que mal tratas as mulheres ate que se ve envolvida no roubo de uns codigos para acesso a armas militares e ai começa a sua luta pela sobrevivencia e por garantir que tais codigos nao caem em maos alheias.
O argumento do filme nao funciona, primeiro porque o filme nunca consegue nos dar verdadeiras personagens e porque a intriga pela forma como a mesma e abordada acaba por ser demasiado previsivel e nao funciona no impacto que deveria ter.
Fede Alvarez tinha um trabalho muito dificil, substituir Fincher sem os protagonistas deste e falha, principalmente porque naquilo que depende dele e sempre totalmente repetitivo. Depois de um bom filme de terror Alvarez deixa alguns passos falhando num filme com mais expetativa.
Eu acho Claire Foy boa actriz mas o filme nao trabalha a personagem como o fez com Mara, e dai a sua prestação ser uma desilusão que começa desde logo na caracterizaçao. A falta de actores de primeira linha e personagens pouco trabalhadas acaba por não ser impulsionado por actores de um segunda linha.

O melhor - O trabalho nao era facil.

O pior - Mas o filme falha quase em toda a linha

Avaliação - D+

No comments: