Sunday, November 04, 2018

Christopher Robin

Muitos se perguntam porque razão a Disney quase nunca arrisca nas suas historias de base em reinventar as mesmas dar-lhe uma continuidade. Desde Hook que não viamos um projeto deste grau de ambiçao, que é dar-nos as personagens das historias conhecidas num contexto diferente. Este e o ponto de partida deste peculiar projeto live action da disney, dar-nos um Christopher RObin adulto. Os resultados criticos do filme foram demasiado medianos para o risco em questão, já comercialmente para a DIsney não foi brilhante mas tendo em conta a o caracter do filme até podemos considerar os resultados positivos.
SObre o filme podemos começar por o apelidar de estranho, numa fase inicial onde é fornecida demasiada informação fica a sensação que essa intimidade da personagem com os bonecos devia ser mais trabalhada, mais emotiva, para poder funcionar o que vem depois, e nisso parece que o filme não se cimenta em alicerces fortes.
Alias a primeira parte do filme é demasiado impercetivel, desde o aparecimento de Pooh, até à viagem ao mundo do mesmo, o filme parece demasiado desligado e pouco emotivo, muito por culpa de um Christopher Robin que enquanto personagem nem sempre é bem contextualizado, ficando a sensação que a DIsney neste particular falha no que é mais prodiga ou seja no transmitir de emoçoes. 
COm os dados lançados o filme funciona melhor, fazendo funcionar o lado tradicionalista das personagens, um humor familiar e principalmente uma realização familiar que homenageia a historia de base com apontamentos muito proprios. Parece-me ser aqui que o filme tem os melhores pontos, num resultado final com bons momentos mas longe do sucesso e da objetividade disney
A historia fala de Christopher Robin ja adulto e na forma como este volta ao mundo de Pooh de forma a tentar reativar a sua relação com a filha e nao falhar na sua execução profissional.
Em termos de argumento a historia não é facil de base, e o filme tem dificuldade em a tornar objetiva, muito por culpa de querer e demasiado cedo para a intriga central do filme e nao conseguir potenciar a base emotiva de ligação entre as personagens para o filme funcionar.
Marc Forster teve num filme sobre um escritor de uma historia juvenil o seu maior sucesso critico, pela beleza que imprimiu a historia e aqui demonstra mais uma vez o rigos estetico que faz funcionar historias bonitas mais tradicionais. Num realizador que se dedicou algo a filmes de ação fica a sensação que é neste plano que pode colher mais frutos.
NO cast quase nenhum risco, para tradicional infantil Mcgregor encaixa perfeitamente no estilo e cumpre na perfeiçao os objetivos curtos da personagem. Nao existe muito espaço para mais papeis ja que o restante de destaque e quase sempre animaçoes.

O melhor - Alguns apontamentos de realizaçao fieis a historia de base

O pior - O despredicio de um inicio emotivo que poderia ser a base para tudo o resto funcionar melhor

Avaliação - C

No comments: