Sunday, November 04, 2018

Alpha

Existem muitos poucos filmes que arriscam tudo em tentar se debruçar sobre os primordios da humanidade pela dificuldade que isso acarreta não só em termos de contextualizaçao linguistica e mais que isso nos costumes. Dai que existia alguma curiosidade em torno deste Alpha que foi desaparecendo com o sucessivo adiamento da sua estreina. FInalmente depois de ver a luz verde o filme comercialmente até agradou pela sua simplicidade, contudo comercialmente a falta de figuras de referencia acabaram por não dar grande vitalidade comercial ao filme.
SObre a historia podemos dizer acima de tudo que este é um filme simplista em toda a sua base, com pouco ou nenhum risco, que se baseia em sequencias de sobrevivencia realizadas de uma forma muito particular e dialogos reduzidos ao minimo. Talvez por isso o filme não entre por caminhos perigosos mas esta longe de ser um filme marcante num genero que e sempre dificil de acompanhar.
O filme preocupa-se e bem na minha opinião com a sua componente estetica porque sabe que nao tem muito caminho que trilhar em termos de argumento. A produçao tem alguma dimensao mas por vezes percebe-se que as animaçoes imperam sobre as imagens reais, algo que se justifica por ser um filme de estudio mas nao uma grande produçao de elaboraçao dificil.
Enfim fica mais o risco do que propriamente o resultado final, de um filme de procedimentos simples, de emoçao clara de ligaçao entre seres e um filme de sobrevivencia. Fica a ideia que existe muito pouco a fazer neste genero mas e sempre bom termos um filme que arrisque num contexto que e dos mais dificeis em termos de hollywood.
A historia fala de um jovem que depois de sobreviver sozinho a uma tentativa falhada de caçar bufalos fica entregue a si e à companhia de um logo de forma a tentar regresar a casa, isto nos principios da humanidade.
E um filme com um argumento reduzido a base necessaria para um filme, sem grandes personagens quase sem dialogos, e um caminho de sobrevivencia entre dois seres diferentes e a ligação que se vai criando entre eles.
Na realização ALbert Hugues surgiu sem o seu irmão num trabalho que me parece abusar em demasia do digital. Para um realizador que em simbiose nao era brilhante também neste contexto nºao me pareceu propriamente forte.
No cast Smit-Mcphee foi um jovem de algum valor enquando adolescente que tenta com este filme a passagem para filmes mais adultos. Nao e propriamente brilhante a interpretação num contexto dificil de uma personagem que se limita a sobreviver.

O melhor - O risco que e sempre descer a origem das civilizações.

O pior - O abuso em demasia do digital

Avaliação - C-

No comments: