Saturday, November 10, 2018

Equalizer 2

Muitos no inicio do ano louvaram o facto de pela primeira vez Black Panther ter trazido a ação um heroi afro americano. Certo e que anos antes Fuqua e Washington tinham trazido esta especie de heroi dos suborbios e dos tempos modernos num filme de açao pura que se tornou um sucesso e que permitiu aqui a sua natural sequela. Os resultados do filme foram algo semelhantes ao primeiro filme, com alguma divisao ou indiferença critica, mas com valores comerciais principalmente nos EUA interessantes e que podem abrir espaço a um terceiro filme.
Equalizer nao e um filme complexo, nao e um filme de exigencia de atençao dos seus espetadores, sendo antes um tipico filme de acçao tipo b, onde toda a mais valia acaba por ficar centrada da dureza das sequencias de luta e por alguns apontamentos de realização in action que funcionam pelo menos na duraçao dos mesmos. Acaba por nunca ser um filme que consiga criar uma intriga de paralizar o espetador mas rapidamente conseguimos perceber que a personagem de Washington tem o carisma essencial para um filme com este estilo.
E por isso um filme mais de estilo do que de qualidade, com uma narrativa simples, usada e nem sempre original, com um twist extremamente previsivel o que faz deste filme algo obvio, mas isso em momento algum lhe retira algum corpo sustentado numa personagem que é facil de empatizar mesmo quase nada sendo conhecido sobre a mesma.
Ou seja um filme de ação trabalhado do ponto de vista tecnico de um grande estudio que tem uma base teorica simples apostado claramente num impacto comercial mais do que critico. Obviamente que podemos dizer que existem muitos mais herois deste tipo de filmes com mais impacto do que esta personagem mas nao e a mesma que deixa defraudar os amantes deste estilo de filme.
A historia fala de um ex-assassino profissional que luta pela defesa das pessoas em dificuldades que vai perceber que os seus ex-parceiros se encontram em perigo e que ele proprio tera de lutar pela sobrevivencia dentro de um plano que tem por objetivo o aniquilar.
Em termos de argumento e claramente um filme simples, direto ao ponto e com poucos apontamentos de intriga de realce. Parece que o twist do filme e extremamente obvio e neste tipo de registos acaba por ser um defeito assinalavel.
Fuqua e um realizador que nunca conseguiu dar o salto para o primeiro plano, colecionando filmes de meio da tabela depois de um inicio prometedor com Training Day. Tem aqui apontamentos interessantes principalmente nas sequencias de açao embora para dar o salto que ele espera nao e com este tipo de registo.
Washington encaixa perfeitamente neste tipo de registo de heroi com um passado obscuro e em personalidades com arrogancia no limite certo.NAo e obviamente o melhor papel de Washington mas e daqueles que faz variar a sua carreira. Falta um vilao de peso ao filme.

O melhor - O carisma da personagem central

O pior - O twist extremamente previsivel

Avaliação - C+

No comments: