Wednesday, January 21, 2015

Serena

Em face da dupla de actores presentes neste filme, é completamente inacreditavel como este filme ficou para já dois anos na prateleira para ser lançado nos EUA. Muitos falaram de problemas de produção, outros descredito no argumento, mas o filme que finalmente viu a luz na europa no decurso do presente ano, com criticas muito negativas digamos, acaba por tardar em chegar aos EUA para percebermos se existe alguma capacidade de recuperação critica principalmente pelo duo de protagonistas que dele constam.
Sobre o filme desde logo podemos dizer que não existe qualquer logica na forma como dois actores na flor do reconhecimento aceitam fazer um filme a todos os niveis tao limitado, e com um espirito independente de segunda divisão, que se nota logo no inicio da forma pouco coesa com que começa. Alias os primeiros quarenta e cinco minutos são de cinema esquecido, as persoangens nao tem ligação o filme nao tem fio condutor e nos apenas nos perguntamos qual o sumo real do filme, e principalmente porque é que este se chama Serena.
Assim so a metade da duração o filme acorda e aqui consegue ter alguma intensidade emocional, mesmo aqui o filme nao tras nada de novo á dinamica de uma mulher mudar e tornar um homem aquilo que ela quer, alias outros filmes mais actuais e acima de tudo melhor introduzidos ja mostrou e desenvolveu bem melhor do que este filme, que mesmo assim consegue ir bem mais longe da segunda metade sem contudo a mesma conseguir levar o filme para campos claramente positivos.
Mas o que não funciona no filme, são desde logo a falta de profundidade e dimensão das personagens com particular destaque a de Serena e a sua ligação a todas as outras, conseguimos perceber que a personagem central tem uma obsessão pelo seu marido mas pouco mais ainda pior na relação que mantem com o seu homem de mao que vai ser central para a historia. Enfim um filme de baixa qualidade que muitos vão questionar a razão de tais actores encabeçarem este filme.
A historia fala de um empresário dos comboios que acaba por se apaixonar por uma estranha mulher, que acaba por começar uma relação onde o envolvimento desta nos negócios se torna uma clara realidade, e a obsessão da relação vai para alem dos limites.
O arguemento nao e forte, primeiro porque utiliza uma ideia que muitos outros filmes ja utilizaram com uma introdução claramente frouxa, alias o inicio do filme é um completo hino ao que um guião não deve ter principalmente na forma como não consegue incutir ritmo ao filme e deixa as personagens simplesmente durante um longo periodo não existirem
Na realização Bier e uma realizadora com mais conceito do que propriamente resultado e aqui volta a sé-lo quase sem risco a nao ser alguma crueldade em imagens de uma pequena cidade de trabalhadores tudo o resto e limitado numa realizadora que para estes artistas tinha de produzir muito mais.
Por fim o cast Cooper e Lawrence sao duas das maiores estrelas actuais de hollywood pelo que se espera sempre o máximo dos mesmos, algo que no filme nem sempre funciona Lawrence inexplicavelmente cai muitas vezes em overacting e Cooper parece desligado do filme que tambem nao o ajuda.


O melhor - A segunda parte do filme trazer um folego que pensavamos ja nao existir

O pior - A introduçao do filme


Avaliação - C-

No comments: