Sunday, January 18, 2015

Whiplash

Sundance tornou-se nos ultimos anos a primeira rede de pesca para os Oscares. Logo no inicio do ano, novos realizadores surgem com os seus projetos sendo que os mais fortes acabam por ganhar para alem do passaporte para o sucesso muitos deles para voos mais altos como por exemplo as nomeações para os Oscares. 2014 foi um ano onde isto aconteceu onde o grande vencedor deste festival acabou por chegar ao final da corrida aos oscares bem no grupo da frente, fruto de uma grande valorização critica e conseguir o premio especial de ser um dos nomeados para melhor filme. Em termos comerciais estando nos perante um filme independente e de pouca expansão o resultado foi limitado mas penso que com a nomeação agora conseguida ele vai melhorar.
Sobre Whiplash começamos por dizer que o cinema quando intenso quando feito com amor e dedicação é facil de ter sucesso, e o que Chazelle faz aqui e uma prova de amor, e um esforço que pede a si no amor a musica e pela intesidade que os seus interpretes dão, torna este filme num dos melhores e mais intensos filmes que há memoria, dos poucos que o espetador necessita de uma pausa para descansar o ritmo e o sufoco das proprias personagens e essa passagem de sentimentos so esta ao alcance dos filmes de primeia linha.
Mas não é so por aqui que o filme funciona moralmente com o valor da dedicação e uma dissertação aberta sobre meios de ensino o filme e actual, não tomando posiçao sobre cada um dos lados preferindo dar as virtudes e defeitos de cada opção mesmo no que diz respeito a sempre intensa luta entre a vida pessoal e profissional. Neste filme uma opção tem que ser feita mas Chazelle abre a sua escolha já que dá muitos contras da mesma.
E a melhorar isto tudo o detalhe, nas persoangens, no contexto das mesmas, nos dialogos tudo funciona no filme, que ainda nos da excelentes momentos musicais principalmente para quem gosta de jazz, e se torna num dos melhores filmes algumas vez feito com tão pouco.
O filme fala-nos de um jovem com um amor intenso pela musica e por tocar bateria que integra uma orquestra escolar cujo maestro e um tirano professor com metodos pouco ortodoxos que leva os alunos ao limite com o objectivo de atingir a prefeiçao.
O argumento e intelentissimo, não sendo na sua ideia de base um poço de originalidade ou de inovação e na abordagem e na transposição de limites isso mesmo para alem do mais nos aspectos especificos do mesmo tudo funcina as personagens multidimensionais e mais que isso os dialogos.
Chazelle tem uma realizaçao interessante ao ritmo da musica, o que para alguem que começa na arte e quase o melhor arranque possivel, de um realizador que agora devemos estar atentos pois é jovem tem ideias e tem uma forma de realizar muito musical e interessante, pese embora mais simples do que algumas das realizaçoes do ano merecia quem sabe uma nomeaçao tambem nesta categoria.
Sobre o cast podemos dizer que se centra basicamente duas escolhas, Simons e Teller, dão-nos sem sombra de duvidas duas das melhores interpretações do ano e sem duvida alguma as melhores das carreiras de ambos. Simons tem o oscar na mão pois o filme e totalmente seu quando entre, carisma, versatilidade ao dar os dois lados da personagem, preenche o ecra na sem duvida melhor prestação secundaria do presente ano, talvez por isso seja mais dificil perceber o quao intensa e forte e a prestação de Teller, um actor que andava perdido em comedias serie B que tem neste filme a emoçao e intensidade e desgaste fisico que poucos vimos em qualquer outro actor e que merecia destaque da academia, e que o teria, não fosse Simons ser o epicentro interpretativo do filme e tirar alguma luz de Teller.

O melhor – As interpretações e os limites das mesmas.

O pior – O filme ser algo pequeno, podia ter mais vinte minutos pois tinha materia para o mesmo.



Avaliação - A-

No comments: