Friday, January 02, 2015

No Good Deed

Depois do sucesso para a televisão de Luther a parceria Sam Miller e Elba tiveram uma experiencia para a setima arte de forma a rentabilizar principalmente o sucesso do segundo. Pese embora este facto a resposta critica do filme foi muito negativa com avaliações essencialmente negativas para este curtinho No Good Deeds. Contudo comercialmente e principalmente na comunidade norte americana as coisas correram bem melhor com bons resultados comerciais principalmente quando tendo em conta os poucos pontos publicitarios do filme.
Sobre No Good Deed o suspense por si so e um genero dificil de agradar o genero onde rapidamente se desloca do bom para o mau sem passar pelo nivel intermedio. E ponto isto e sabendo de imediato que se trata de um filme simples sem qualidade para chegar ao nivel surprior e facil considerar este filme um desastre, pela sua simplicidade e previsibilidade defeitos que o filme objectivamente tem.
Contudo tem outros pontos que e a falta de risco que e ser um filme objectivo que não permite tambem que o filme seja um pesadelo para o espectador e aqui o filme defende-se não so na simplicidade narrativa mas acima de tudo na forma simples com que o filme nada arrisca e na sua curta duração. Pese embora neste particular rapidamente percebemos que o filme em boa verdade não tem muito para nos dar.
Por estes pontos podemos considerar este filme, um objectivo comercial por si so, parecido com muitos outros que não tem nada de particularmente diferenciador e é mais um filme simples de fugidinha com os louvores e defeitos que isso possa ter. Nao e um bom filme mas esta longe de ser um atentado.
A historia fala de um foragido da prisao que acaba por ter um acidente e ir ter a casa de uma mae que se encontra sozinha com os seus filhos, aos poucos e com a proximidade de ambos a forma psicopatada do primeiro vai começar a surgir em grande força.
O argumento do filme tem dois defeitos que pesam demasiado principalmente em suspense, por um lado a simplicidade narrativa e dos dialogos e pior que isso ainda a previsibilidade desde cedo sabemos tudo o que o filme vai ter e isso e claramente negativo num filme que deveria jogar com a impresibilidade.
Na realizaçao Miller tem um trabalho dificil porque o filme não exige muito da realizaçao tenta dar o lado mais carismatico e enigmatico de Elba se bem que um realizador apostar tudo numa figura do filme e claramente pouco principalmente depois do bom trabalho para TV em Luther.
No cast Elba não parece treinado para ser vilao e o filme não funciona por isso, parece sempre que o seu lado positivo vem ao de cima e não convence numa personagem que exige mais, o que e negativo para um actor em alta com necessidade de provar a versatilidade. Mesmo assim ele e o enfoque do filme mesmo o resultado não seja na globalidade positivo.


O melhor – A objectividade de um filme que se sente como pequeno

O pior – A previsbilidade


Avaliação - C

No comments: