Monday, January 12, 2015

The Hobbit: The Batle of Five Armies

E três anos depois eis que surge o fim de mais uma saga da terra media, um parente ligeiramente mais pobre de senhor dos anéis, que quis imitar o seu antecessor ao ser divido em tres capitulos como o seu descendente directo. Contudo se nos resultados comerciais pese embora alguma diferença os resultados foram também eles bastante fortes criticamente as coisas nao foram tao perfeitas para esta triologia e com particular destaque para este ultimo filme o unico da terra media a nao sair da mediania neste tipo de avaliações.
Sobre este filme fica desde logo a clara sensação que era escusado, não que o filme nao tenha materia para existir por si so, mas acima de tudo porque o publico esta cansado de filmes tao longos que mais nao sao do que espetaculos isolados de efeitos especiais e batalhas, e no essencial este filme tem muito pouco do resto, ou de particularmente relevante para a historia em si, a nao ser a sua mais que previsível conclusão.
Por isso, e pela falta de elementos narrativos e fácil considerar este filme como o menor de todos da terra media, mesmo que em tudo o resto que Jackson fez tem a mestria de outros filmes quer no plano técnico quer nas magnificas paisagens que o filme nos da, tudo esta ao nivel Tolkien que o cinema ja adoptou.
Por tudo o que dissemos temos um filme da terra media mais proximo dos blockbusters vazios do que propriamente da riqueza narrativa de outros filmes do genero, mesmo as personagens parecem mais trabalhadas para um piratas das caraibas com o excesso de humor falta de carisma em si do que propriamente para a conclusao do filme, ou seja, o resultado e uma conclusao simples sem grandes rodeios de uma triologia longe do que ja viveu por aqueles lados do shire.
O filme começa com a grande batalha contra smaug e posteriormente depois da montanha ser conquistada uma junçao de exercitos para bater os orcs, e o regresso de Bilbo ao Shire com o anel como pano de fundo-
Olhando para o que temos em cima, e facil perceber que aqueles pontos sao muito poucos para um filme com quase duas horas e meia, onde em grande parte do tempo é colocado de lado a historia em si para dar origem a batalhas de countdown e nada mais.
Jackson e o realizador de senhor dos aneis e desde ai o que podia ser feito em hobbit seria sempre menos do que fez na triologia inicial, aqui tem bons apontamentos de um realizador que mais que competente se sente como peixe na agua neste tipo de filme. Nao e o seu melhor trabalho mas funciona bem como um todo.
Nenhum filme da terra media e prodigo em grandes interpretações, e este também nao e nota-se um claro baixar de qualidade no que diz respeito a qualidade dos actores, mas isto acaba por ser pouco relevante ja que toda a força do filme reside sim nos efeitos e na realização

O melhor - As paisagens da terra media.

O Pior - A falta de força narrativa

Avaliação - C+

No comments: