Tuesday, January 13, 2015

Penguins of Madagascar

É estranho tentar perceber a razão pela qual a Dreamworks esperou tanto tempo para dar o protagonismo obvio a estas personagens secundarias do Madagascar principalmente depois do sucesso das mesmas no primeiro filme. E este passar de tempo pode ter conduzido a um resultado comercial distante do que por exemplo Madagascar conseguiu, pese embora o resultado comercial deste filme tenha sido relevante. Em termos criticos uma mediania cada vez mais comum nos filmes de animação dos grandes estudios.
Assim sobre o filme o que podemos dizer desde logo que tecnicamente e falando de um filme da Dreamworks parece obviamente um parente pobre, no desenho das personagens principalmente as novas, na falta de novos elementos, a falta de risco em sequencias tudo parece obviamente algo apagado com falta de chama, em termos de inovaçao algo que se espera a cada filme de grande estudio.
Contudo estas personagens tem uma mais valia que faz o filme funcionar, que é o humor e a forma propria com que este e utilizado principalmente algumas situaçoes de ridicularização das personagens que acabam por um lado por apanhar o espectador de surpresa algo que funciona em termos humoristicos, e que acaba por ser o maior brilho do filme.
Em termos narrativos nada de novo, pouco risco, uma historia simples e obvia que da a clara sensação do pouco investimento num filme que nada mais quis do que ganhar dinheiro facil com a uma imagem que contudo fica a sensação que já foi bem mais rentavel do que actualmente parece ser.
A historia segue as aventuras dos pinguins um grupo de elite de investigação após os acontecimentos de Madagascar, onde de alguma forma vao ter de salvas a especie de um tresloucado polvo que tem o objectivo de tirar a ternura do animal tornando-o um monstro desprezivel para os seres humanos.
O argumento e muito simples em tudo, na historia de base no pouco risco ou quase nenhum que da as personagens na mensagem simbolica que sempre e avaliada em filmes de animaçao tudo e muito curto, salva alguns bons apontamentos de originalidade na forma de fazer humor do filme.
Em termos de produçao/realização o filme também sabe a pouco principalmente pelo pouco rigor técnico ou qualquer risco e inovação neste campo, não se pode dizer que se trata de uma produçao de primeira linha mesmo que esteja mesmo assim muito mais forte do que grande parte dos grandes filmes de pequenas produtoras.
Sobre o cast de vozes sempre muito aproveitado pela Dreamworks, uma vez que as persoangens principais ja tinham donos toda a posta foi para as duas secundarias com apostas de peso, e sempre brilhante a voz de Malcovich em qualquer ser com más intenções, e mais uma vez funciona.


O melhor - Algum estilo de humor

O pior - A forma como as novas personagens são desenhadas.


Avaliação - C+

No comments: