Friday, January 16, 2015

Revenge of Green Dragons

Depois do sucesso das duas versões de The Departed, a admiração de Scrocese por Wai Lau foi imensa, já que foi o remake de um filme deste que deu a primeira consagração incrivelmente ao realizador que nunca antes tinha ganho o Oscar. Pois bem este ano o novo filme do oriental teve o patrocinio de Martin, e tudo parecia conduzir para mais uma obra prima do cinema, pelo menos a expetativa era essa. Contudo, após os primeiros screeners o impensavel aconteceu avaliações muito negativas, acabaram por conduzir a uma limitada expansão do filme que quase não existiu em termos comerciais.
Sobre o filme o que podemos dizer, desde logo que com tanta gente famosa envolvida o filme tinha de ter muito mais do que um argumento retirado e totalmente embebido na serie B oriental de filmes violentos, graficamente fortes, com valores como honra no epicentro e um resultado quase básico em termos de inovação. Assim desde logo é facil considerar este filme uma tamanha desilusão pela falta de argumentos apresentados em todas as vertentes.
Mas se a primeira hora de filme parece conduzir o filme simplesmente para um final forte, a desilusão ainda é maior quando esse final e frouxo, sem a força de aspectos como vingança irem ao de cima pelo menos com a intensidade que se esperava o que ajuda a analisar este filme como um rotundo floop, pois mesmo no registo habitual de filmes orientais de acção e vingança este filme nunca consegue acentuar nos aspetos fundamentais dos mesmos.
Salva-se a violencia sempre filmada de uma forma muito propria e crua, cujos americanos so nos filmes mais independentes ainda arriscam, uma banda sonora interessante e algum risco na realização que nem sempre tira o melhor proveito de todas as situações, mas também sobra a certeza de que para uma reunião tão aguardada o filme e muito abaixo de qualquer expetativa possivel.
A historia fala de dois jovens emigrantes criados juntos que são obrigados a integrar um gang a quem acabam por considerar familia. Dentro da máfia chinesa em Nova Iorque começam a existir guerras de gang pelo poder na cidade onde estes dois vao ser testados a todos os niveis entre eles e principalmente com o grupo.
O argumento e limitado em todos os sentidos, a historia e igual a muitas outras pouca inovação, repetida e pouco original, os dialogos praticamente inexistentes e pior que isso as personagens nunca atingem qualquer nivel de profundidade. Resultado é muito do argumento o floop que o filme acaba por ser.
Na realização observamos um estilo oriental energico interessante e acaba por ser o aspecto mais interessante de todo o filme, com uma boa conjugação de banda sonora, o filme e competente de um realizador que pode sublinhar que um seu filme ganhou os oscares mas com outra roupagem.
No cast muito pouco, um cast quase na totalidade oriental, onde a presença fisica e mais valorizada do que a capacidade de interpretar, e neste caso esta mesma capacidade nunca chega sequer a ser posta a prova.

O melhor - A realização

O pior - O resultado ser muito muito basico

Avaliação - C-

No comments: