Tuesday, January 28, 2020

Waves

Seria previsivel depois do sucesso critico e de galardões que teve Moonlight que filmes com a mesma fisionomia e estilo fossem sendo criados. Em 2019 este The Wave não renega nunca esta influência embora com um estilo proprio de junção entre historias dramaticas e mais que isso a iluminação e a musica. Waves foi um dos sucessos criticos do ano, mesmo no panorama independente embora tenha sido impossivel penetrar numa concorrida corrida aos premios. Do ponto de vista comercial os resultados não ajudaram ja que foram modestos principalmente tendo em conta algum espectro de premios que existiam em torno do filme.
Sobre o filme podemos dizer que normalmente não sou grande adepto de filmes fracionados e The Wave acaba por o ser, dividindo o enfoque em dois irmãos em momentos sucessivos, embora a historia do primeiro momento acabe por estar bem presente nas reações do segundo. A primeira parte do filme é brilhante, a forma como é interpretada, realizada e associada musicalmente, faz com que mesmo com uma historia e narrativa simples tenhamos uma hora de completo cinema inovador e que torna o filme bastante impactante.
Com a mudança de lado tudo se torna mais emocional, e ai o filme vai buscar um pouco do lado mais emotivo de moonlight, mas perde o risco e a criatividade das cenas do primeiro filme e deixa-se adormecer um pouco, tornando-se repetitivo embora com um lado emotivo e funcional na dinamica amorosa que resulta, principalmente na forma como nos da a experiencia de cada um dos interpretes.
Por tudo isto Waves é um dos bons filmes do ano, ficando na retina a abordagem do filme na primeira hora. Fica na retina que um filme mais centrado num bloco de personagens poderia ter ainda mais impacto, mas fica a ideia que o filme fica algo carente em termos daquilo que é o corpo inicial, e isso torna-o mais comum no segundo segmento.
A historia fala de um jovem com um futuro previsivelmente de sucesso que após descobrir uma lesão incapacitante entra num clima de auto destruição que coloca em causa o seu namoro e a vida familiar, sendo que após um acontecimento trágico o filme aborda a relação da irmã deste individuo que sempre viveu na sobra do irmão com o seu primeiro namorado.
Em termos de argumento não me parece que seja um filme de topo, é daqueles filmes que vale muito mais pela forma como transmite a historia do que pela historia em si. Mesmo aqui parece-me que o primeiro segmento tem os momentos de confito e de relação mais forte em termos de dialogo, embora o segundo seja mais vocacionado para o lado emocional.
Na realizaçao Edwards Shult ja tinha tido algum sucesso em it comes at night e aqui tem um trabalho de primeira linha, inovador, original demonstrando ter muito talento e assinatura o que nem sempre é facil para um realizador ainda jovem. O que fica mais na retina deste filme é a originalidade da primeira hora de realizaçao, ao melhor nivel que se fez este ano.
No cast a aposta em duas promessas do cinema atual, tem desempenhos muito importantes, desde logo Taylor Russell que consegue ter o lado mais emocional do filme com qualidade, embora o destaque vá para a intensidade que Harrison Jr da ao seu papel, algo que ja tinha sido muito sublinhado em Luce, demonstrando ser um jovem actor com muito talento que merecia talvez mais honras depois de um ano como este. Sublinhando ainda para a excelente interpretação so sempre competente Sterling K Brown.

O melhor - A realização

O pior - No segundo segmento as coisas torna-se mais básicas

Avaliação - B

No comments: