Monday, January 06, 2020

Richard Jewell

Quando tido indiciava que finalmente Clint Eastwood tinha chegado ao fim da sua carreira como realizador, o veterano ator e realizador debruçou-se sobre mais um projeto e mais uma vez um projeto politicamente interessante, baseado numa historia real. Fruto de algum conflito claro com instituições emergentes este filme apesar das boas criticas nao foi unanime e acabou fora por completo das nomeaçoes para os premios principais. Em termos de valor comercial os resultados tambem ficaram muito aquem daquilo que o realizador ja nos habituou neste tipo de registos.
Richard Jewell, é daquelas historias que tem que ser contadas, não so pelo que significa, mas acima de tudo por aquilo que politicamente denuncia. E nisso Eastwood faz o filme ter uma intensidade, uma capacidade de denuncia inacreditavel, sem fugir aos elementos que fazem o cinema melhor como argumento, criaçao de personagens e mais que isso interpretações.
O bem dos filmes polemicos e que se eles funcionam normalmente o impacto é maior, e pois bem Richard Jewell na minha otica funciona e torna-se facilmente num dos melhores filmes do ano, mais do que significa, a historia, o ritmo e as interpretações deixam o filme na base do que deve ser um filme, que se baseia em historias reais, uma obra que nao quer contar uma historia apenas, quer contar da melhor forma possivel, e nisso saimos do filme com clara noçao dos perigos e mais que isso daquilo que pode ser a cultura dos nossos dias.
Nao sei se outros acompanharam mas fica a ideia que principalmente neste temporada de premios este e dos filmes mais esquecidos do ano. Fica a ideia que Eastwood ja nao se preocupa com as instituições porque é uma delas. Se por um lado noutros filmes defendeu como poucos o pais que o viu nascer neste filme muda de lado denunciando o que de pior ele pode ter.
A historia fala de um segurança com ambiçoes de ser policia que acaba por salvar diversas pessoas de um atentado terrorista sendo que dias depois e apontado pela imprensa apos uma fuga de informação de ser o alegado autor de tal atentado.
O argumento do filme é extremamente competente em todos os niveis, não só apenas na historia que conta e do significado da mesma, mas acima de tudo porque consegue ficcionar situações dando crescimento as personagens que proporcionam dialogos de primeira linha, num claro exemplo do que é um otimo argumento.
E inacreditavel o que Eastwood aos noventa anos consegue fazer. O filme tem ritmo, tem edição, tem interpretações e mais que isso tem personagens, tudo no balanço certo, de um realizador que fruto da sua idade esta perto do filme, mas que ainda consegue surpreender, e isso é o melhor elogio que se pode dar.
Mesmo nao tendo visto os filmes todos na minha opinião Walter Hauser tem a melhor interpretaçao do ano, a simplicidade a forma como constroi a personagem complexa e simples, os movimentos, o lado fisico e dramatico, fazem desta para mim a melhor interpretaçao do ano até ao momento de um secundario que aqui merecia mais destaque. Com outro tipo de critica talvez tivessemos aqui a revelação do ano, assim e apenas um papel a sublinhar, sempre bem secundarizado por um Rockwell em excelente forma, uma Wilde que encaixa bem no que o papel necessita, e uma Bates que quando quer ser intensa eleva o nivel dramatico para patamares de excelencia.

O melhor - A forma como se faz um filme completo sobre um acontecimento real

O pior - A falta de auto critica de alguns setores

Avaliação - B+

No comments: