Monday, January 13, 2020

Jay and Silent Bob Reboot

Depois de diversos anos em que as miticas personagens de Kevin Smith estiveram totalmente desaparecidas de combate, assim como a propria carreira do realizador, que colecionou falhanços comerciais e criticos, surge um regresso ao passado com o regresso às personagens que fizeram historia. Este reboot tenta buscar a essencia do passado mas criticamente as coisas nao correram bem com avaliações medianas com tendência negativa. Por sua vez em termos comerciais resultados também escassos muitos por culpa de uma curta distribuição.
Para pessoas como eu que foram ao longo do tempo fas desta dupla, pelo humor, por ter marcado um estilo numa determinada epoca, é sempre bom recordar alguns momentos, mas mais que isso algum estilo e nisso o filme resulta, ainda que moderadamente. O grande problema e o efeito da idade, vermos um jovem adulto a dizer asneiras pode ser engraçado, ver um adulto claramente marcado pelo tempo a faze-lo já e mais deprimento e o resultado é claramente mais escasso.
Por tudo isto é um filme que de me deixou nostalgico pelas gargalhadas que partilhei, mas insatisfeito porque as coisas já não funcionam, demonstrando que tudo tem um tempo, não só nos interpetes mas também em nos proprios. Denota-se a forma como o o filme tenta parodiar com ele proprio, como tenta ser colado ao primeiro, mas Kevin Smith entrou em desgraça nos ultimos anos tambem em termos ideologicos e isso é patente no facto do filme repetir insistentemente a mesma formula.
Ou seja fica a ideia que mesmo naquilo que Smith tenta dar de novo ar, as coisas não correm bem, desde a integração cada vez mais forçada da sua filha nos seus filmes, até a insistente publicidade na Comic Con que tem sido o momento de maior fama do realizador como host do imdb.
A historia segue as personagens algum tempo depois, com a noticia de tentarem fazer um reboot das iconicas personagens dos quadradinhos baseados neles, de forma a tentar recuperar os nomes e identidades a dupla inicia uma roadtrip onde tentam novamente terminar com a produçao do filme.
Em termos de guiáo a historia é deliberadamente semelhante a do primeiro filme, contudo acaba por ter menos graça na forma como tudo e escrito e mais que isso, fica a ideia que em termos narrativos Smith se perde para as suas curiosidades de humor facil.
Na realizaçao Smith desde dogma ou mais que isso desde o primeiro filme dedicado a Jay e Silent Bob colecionou fracaços tornando-se num realizador de clara segunda linha. Aqui por muito que tente cultivar algum culto em seu torno, tem de ir ao lado menos de realizador para ir buscar a sua fama mediatica.
Em termos de cast podemos dizer que temos um filme que recorre aos suspeitos do costume, os problemas de saude e mais que isso os problemas de droga dos protagonistas, acabaram por lhe alterar a fisicionomia e isso acaba por complicar o filme. Nos secundarios as pretações e apoios dos velhos amigos para fazer o filme ter mais dimensão.

O melhor - A nostalgia

O pior - Percebermos que o tempo desuniu publico e conceito

Avaliação - C

No comments: