Wednesday, January 15, 2020

Midway

.Rolland Emmerich tornou-se nas ultimas duas décadas um dos realizadores que mais dinheiro gastou em megas produções e em filmes recheados de efeitos especiais. Com o passar do tempo tem-se afastado deste terreno embora neste filme tenha regressado nesta nova roupa de pearl harbor, que estreou na critica com alguma indiferença o que não foi propriamente mau tendo em conta aquilo que Peark Harbor conseguiu, comercialmente as coisas não foram brilhantes principalmente porque Emmerich já não tem o impacto de outros tempos junto do grande publico.
SObre o filme podemos dizer que tem o mesmo lado estético de pearl habor pela dimensão da produção, pelos efeitos de ponta que no entanto acabam por exagerar no digital e em sequencias muito pouco realistas, mas parece obvio que é um filme de grande estúdio com grandes meios. E aqui termina o lado positivo do filme já que no restante parece obviamente um filme com muitas dificuldades.
As maiores das quais na historia, embora seja um filme baseado em factos reais e que no fim nos da o relato sumario da vida das personagens e obvio que o filme não desenvolve nada a não ser o lado heroico das personagens que não existem em nenhuma das outras valências e isso e pobre tendo em conta principalmente que o filme com mais de duas horas tinha espaço para isso, mas prefere tar horas em efeitos especiais.
Por tudo isto um filme em termos de conteúdo pobre que vale pelos efeitos especiais como tem sido habitual em Emmerich, numa altura em que o cinema já consegue conciliar as duas vertentes sabe a muito pouco ver um filme sobre um acontecimento histórico que não se da minimamente ao trabalho de retratar os seus atores.
A historia fala da segunda guerra mundial e as batalhas que seguiram o ataque a pearl habor do ponto de vista de um grupo militar da força aérea americana e a luta importante que ocorreu junto a Midway.
Em termos de guião o filme para alem do sumario histórico do sucedido e um deserto completo naquilo que são as suas personagens e por conseguinte o filme. Fica a ideia que temos maquinas com bazofia e heroismo e pouco mais e isso e muito pouco.
Emmerich tornou-se um expert em utilizar muitos efeitos e aqui faz novamente, o filme tem bons momentos outros em que cai no exagero na típica tarefa de estúdio de grandes dimensões mas sem assinatura.
No cast um recheado naipe de atores de segunda linha com um Skrein a protagonizar e onde demonstra muitas dificuldades a todos os níveis de carisma e mesmo de interpretação. Os secundários são os habituais neste tipo de filme sem grande sublinhado.

O melhor  - Alguns efeitos especiais

O pior - A forma como as personagens não existem

Avaliação . C-

No comments: