Monday, January 20, 2020

Parasite

Desde o festival de Cannes em que este peculiar filme acabou por ganhar com menção de unanimidade que este filme se tornou numa das referências do ano chegando mesmo em força as nomeaçoes para os oscares algo que nem sempre é facil para um filme totalmente coreano, algo que so foi possivel devido ao louvor critico total que o filme recebeu. Comercialmente este peculiar filme tornou-se também um grande sucesso principalmente me mercados origentais.
Parasitas é mais que tudo um filme original, a forma como encaixamos na familia protagonista e mais que tudo nas caracteristicas e habilidade de cada faz-nos desfrutar do filme, com entusiasmo e sorriso nos lábios na primeira metade do filme e com o impacto e surpresa na segunda, algo que é tipico dos filmes orientais e que este espelha por completo.
Posto isto, e não partilhando da definiçao de obra prima, embora reconheça que aqui está um filme excelente, fica a ideia que o filme na parte final se torna violento metaforicamente como uma luta de classe e aqui fica a ideia que o mesmo poderia e deveria ser mais intenso, pese embora seja nesse momento que a realização e mais que isso o impacto das imagens seja mais pesado.
Ou seja este parasitas e uma metafora sobre a guerra de classes e as suas diferenciações, a metafora dos insetos que comem o que alojamos quando estamos escondidos, e nisso o valor e significado do filme é imenso, numa obra que demonstra bem a força atual no cinema oriental e mais que isso a capacidade de nos surpreender com total originalidade.
A historia fala de uma familia pobre, com dificuldades de singrar na vida, que acaba por entrar dentro de uma familia rica, com um esquema de falsear informaçoes uns sobre os outros. O problema e que esta casa esconde um misterior que vai anular o plano aparentemente perfeito.
No argumento o filme funciona quer na base da historia, muito interessante e com um valor simbolico de impacto, mas também na especialidade já que nos dá guiões e momentos bem escritos que juntam a força das personagens a força da historia que se quer contar.
Sobre a realização ela e um dos parentes maiores do filme, principalmente na qualidade e beleza com que nos dá a diferença de sociedade dentro da mesma localidade. Joon Ho já em Snowpiercer tinha demonstrado atributos mas é este claramente o melhor filme do realizador que merece os louros que está a ganhar.
No cast um conjunto de atores coreanos que acaba por brilhar e encaixar cada um em cada personagem de uma forma sublime. ALias e dos segmentos em que o filme atinge mais valor e totalmente justo o premio coletivo que o filme ganhou nos SAG, porque funcionam bem isoladamente e em grupo

O melhor - A forma como o cinema de outros paises começa a dar frutos

O pior - Se calhar a expetativa de tanta unanimidade possa não encaixar naquilo que se espera como obra prima

Avaliação - B+

1 comment:

eXtr3me_07 said...

Concordo plenamente com a crítica ao filme.
Acompanho-te há vários anos e devias actualizar ou ate remover os links dos blogs que já não existem ou que são actualizados.
E por último, para um crítico que és, os teus textos (críticas) têm muitas falha de pontuação nas palavras, erros ou mesmo faltas de letras.
Um ponto a melhorar no futuro.
Abraço e bons filmes.