Thursday, January 02, 2020

The Two Popes

Num ano totalmente dominado pela Netflix este filme sobre a transição entre papas foi um dos planos secundários que o serviço tinha para a temporada de premios. Assim como os primeiros planos o filme de Fernando Meirelles, convenceu a critica, estando na corrida pelos premios. Comercialmente acreduto que não seja neste momento dos produtos mais apelativos da aplicação, principalmente tendo em conta os conteudos disponibilizados pelo serviço
Sobre o filme podemos dizer que o mesmo é um filme sobre fe, religião, sobre personalidades e consegue ser um filme divertido que consegue criar quimica entre personagens que se colocam em polos opostos a todos os niveis. É um filme que não foge as tematicas que demonstra formas de encarar a missão diferente mas com um sorriso nos labios o que o torna a todos os niveis supreendente.
E facil perceber que contudo e um filme parcial, ao ser realizado por um sul americano observa-se uma maior proximidade do filme ao estilo de bergoglio, algo que contudo atuallmente acaba por ser minimamente consensual. O filme defende o lado refundados e ideologico de Francisco contudo não demoniza Ratzinger, demonstrando o espirito positivo do filme, que não necessita de extremar um dos lados para valorizar o outro, não perdendo no entanto a possibilidade de esclarecer as ideias concretos de cada um.
Não sendo um filme perfeito, e um otimo filme sobre algo que a maioria de nos viveu. Nem sempre coeso, fica a ideia que o filme se perde um pouco nos flashbacks ao passado de Francisco, principalmente na dinamica de ritmo do filme, contudo quando regressa ao dialogo entre os dois o filme recupera facilmente o espirito da obra.
A historia fala-nos de algumas conversas entre Bento XVI e Francisco previamente à renuncia do primeiro0 e a proximidade que se criou entre ambos pese embora personalidades e ideologias totalmente diferentes.
Sobre o argumento todos sabemos quanto a religião pode ser polemica na historia que se quer contar, pela sua rigidez e ideologia. O segredo do filme e trazer duas das personagens mais poderosas do mundo moderno para o lado do comum dos mortais, tornando dialogos ideologicos divertidos e isso é muito bem feito no filme.
Na realização Meirelles estava afastado do cinema depois de um inicio brilhante. O seu trabalho é excelente, principalmente nos espaços que escolhe e na forma como contextualiza cada um dos dialogos. Meireles trabalha bem na forma como torna tudo mais bonito.
Em termos de cast Pryce e Hopkins estão a um nivel muito alto, principalmente pelas parecenças fisicas encaixando tambem no estilo pessoal de cada um. Pryce adquire mais brilho pelo brilhante castelhano dialogado.

O melhor - Tornar o pesado divertido

O pior - Flashbacks

Avaliação - B+

No comments: