Thursday, November 21, 2019

Gemini Man

Com a evolução tecnologica e comum que os estudios deem a batuta das suas experiencias a realizadores conceituados e de primeira linha. podemos dizer que este Gemini Man tinha esse rotulo de experciencia cinamtografica ao dar protagonismo a uma personagem criada digitalmente. Pese embora esse rotulo cedo se percebeu que nem Ang Lee iria salvar o projeto da mão pesada da critica que foi bastante agressiva para o filme como um todo. Comercialmente nos EUA as coisas foram muito negativas, contudo no restante territorio os danos foram mitigados talvez pelo lado ainda comercial de Smith.
Sobre o filme temos de diferenciar dois pontos, o filme como experiencia evolutiva no mundo do cinema, ou a resposta e dual, ja que existe momentos em que o filme nos dá uma experciencia unica de um Smith novo, com emoçao, e realismo principalmente quando se encontra parada, com as dificuldades e limitaçoes tecnicas do movimento onde o filme obviamente esta longe de ser perfeito nesta junçao da imagem real com o CGI, mas convenhamos dizer de todos os filmes ate ao momento talvez tenha sido este o filme que mais arriscou
O problema do filme acaba por ser o guião e a historia de base. Neste particular o filme parece um filme de serie B de baixa qualidade, num drama emotivo que pouco ou nada funciona, principalmente porque nunca consegue minimamente ter uma intriga bem formada ou que o suspense das conspirações alimentem o filme de alguma forma, tornando-o apagado e mais que isso pouco intenso muito por culpa de um argumento pouco feliz.
O que parece ter acontecido neste filme foi a aposta total na inovaçao tecnologica que o filme represente e falha naquilo que e o centro nevralgico de qualquer filme que é a historia e a intriga. O filme sofre por personagens lineares e por um registo demasiado serie B que nao e condizente com um realizador como Ang Lee.
A historia fala de um assassino profissional que apos a sua reforma começa a ser seguido pelos seus anteriores patrões, de forma a tentarem colocar termo a sua vida, percebendo que tudo faz parte de uma intriga maior tendo em vista uma estrategia militar que envolve clones.
Em termos de argumento o filme e fraquissimo, depois da desilusão do final de guerra dos tronos Bienoff parece não estar em bom momento num filme vazio em termos de intriga, personagens e dialogos nada condizente com o nome do autor.
Na realizaçao Ang Lee tem uma tarefa dificil que é desafiar a evoluçao tecnologica. Aqui o resultado e dual, tem momentos onde e muito positivo, principalmente nas expressoes faciais e mais que isso nos momentos mais pausados, mas nas sequencias de açao nao consegue disfarçar o excesso de digital. Ang Lee nao esta no seu melhor momento.
Na açao Smith sente-se confortavel nos filmes de açao embora goste dele num tipo mais descontraido que ultimamente tem abandonado. O vilºao Owen nao esta em boa forma e Winstead e a unica que consegue dar ao filme a leveza de entertenimento que o filme necessitava.

O melhor - O risco cientifico do filme

O pior - o argumento

Avaliação - C-

No comments: