Foi anunciado que a netflix seria uma grande concorrente aos premios deste ano com diversas apostas lançadas em momentos diferentes para o objetivo final de ganhar o oscar de melhor filme. Um dos primeiros a ser lançado foi esta comedia sobre as offshores e sob a polemica dos panama papers realizada por Soderbergh. Pese embora a aposta fosse de risco a critica nao foi particularmente adepta desta ironica avaliando de forma mediana. Tambem me parece que do ponto de vista comercial existiram filmes lançados ao mesmo tempo com bastante mais sucesso da produtora.
SObre o filme eu confesso que assim como gostei de Big SHort gosto de filmes que conseguiam ser originais na critica e na satira com situaçoes financeiras, tratando tudo e todos como burros. O filme consegue isso numa primeira fase, muito por culpa do Mossack e Fonseca do filme a na forma como nos vao introduzindo o mundo das financas atuais, nesse momento o filme e engraçado, critico, atual e original.
O problema do filme acaba por ser quando entra na intriga em si tornando-se dividido, confuso e num filme com noventa minutos perder o norte ou o fio condutor acaba por nao ser propriamente benefico para cimentar uma mensagem que tinha que ser forte. A personagens que desaparecem fios condutores do filme que sao abandonados para o lado factual de unir a historia a realidade conhecida.
Pese embora alguns problemas na segunda fase parece-nos que e um filme arriscado, competente em alguns momentos, original, que merece algum sublinhando. Perde claramente no mesmo estilo para The Big Short principalmente por este ultimo ser completo, maduro e conseguir juntar aquilo que e a originalidade com coesao da historia.
O filme fala sobre uma mulher que apos o desastre de um navio onde perdeu o marido percebe que o seguro da companhia esta instalado numa piramide de offshores que conduz ao desvendar dos papeis do panama e da ligaçao do dinheiro e poder nesses paises.
Em termos de argumento o filme tem um objetivo nobre, de juntar um tema atual e mais que isso denunciar a realidade com originalidade. Inicia bem mas ao entrar na intriga o filme torna-se algo confuso e uma mistura de personagens nem sempre forte e concreta.
Soderberg e um bom realizador nos ultimos anos nao tem propriamente sido o mais sucesso para ele, chegando a anunciar o abandono por diversas vezes mas aqui tem um trabalho refrescante dentro de um estilo irreverente que tem marcado os seus ultimos filmes, mas que parece ser ainda um estilo a potenciar mais.
No cast nao e um filme de grandes personagens embora o lado duas de Streep seja de valorizar por ser personagens bem diferentes. A dualidade Banderas Oldman tambem funciona mais sob o aspeto de curiosidade num filme que nao quer personagens mas sim assuntos.
O melhor - A ironia dos primeiros minutos do filme.
O pior - O filme se emaranhar no seu enredo
Avaliação - B-
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