Friday, November 29, 2019

Overcomer

O cinema religioso tem-se tornado uma autentica fabrica de montagem alimentando não apenas actores de uma quarta linha sem facilidade de entrar em grandes projetos mas tambem ja construiu os seus proprios realizadores e produtores. Neste filme temos um trabalho de um desses realizadores que aqui vai tambem para ator. COmo a maioria dos filmes do genero o resultado critico foi pessimo. Comercialmente o filme atingiu valores bem melhores do que o filme em si muito por culpa de um publico fiel ao conceito.
Sobre o filme podemos dizer que e o esperado, a tipica historia de domingo a tarde sobre feitos de algumas personagens e mudança da outra do ponto de vista de um professor apenas com bondade dentro de si e tudo acaba bem para a mensagem de redenção funcionar, o problema e que no restante e principalmente no argumento o filme e um autentico deserto de ideias.
Mas onde estes filmes nunca funcionam e na sua produçao e principalmente na sua direçao de atores. Temos sequencias que tem dos dialogos mais inacreditaveis em termos do basico que nos temos memoria e mais que isso pensamos durante grande parte da duraçao do filme onde e que o filme foi buscar um contexto tao programado com linhas religiosas a serem introduzidas a pressa em dialogos ja eles sem grande sentido.
POr tudo isto e dificil perceber como uma industria que nao consegue trazer um filme minimamente diferenciador continua a conseguir alimentar-se minimanente. Este e mais um produto de um pessimo cinema com uma missao mas cuja dimensao dos projetos ja exigia mais qualidade.
A historia fala de uma jovem orfa que acaba por encontrar no corta mato a sua grande vocaçao, ate ao momento em que começa a ser treinada por um professor que ficou sem equipa de basketball mas que a vai conduzir ao seu passado.
Em termos de argumento tudo e pessimamente escrita, as personagens sao autenticos cliches do primeiro ao ultimo minuto, mas pior que isso os dialogos sao absolutamente inacreditaveis na forma como sao introduzidos elementos que surgem sem qualquer coerencia.
Na realizaçao pouco ou nada a dizer sao filmes simples, de realizaçao simples, com o defeito de serem produçoes pequenas Alex Kendrick tem feito carreira neste genero que lhe levara a ganhar bem mais dinheiro do que tentasse um cinema de autor.
NO cast Kendrick e completamente inexistente enquanto ator, um cliche do primeiro ao ultimo minuto semelhante a personagem central. Fica a ideia que nos secundarios as coisas sao piores sendo um filme que nao chama atores de linha nenhuma.

O melhor - A mensagem e sempre positiva

O pior - A forma como os dialogos parecem escritos por um aluno da escola primaria

Avaliação - D-

1 comment:

Hugo said...

Estes filmes religiosos se tornaram um subgênero voltado tanto paras pessoas apegadas a alguma religião, como para o público que consome livros de autoajuda.

Em sua maioria são filmes ruins, analisando como cinema.

Abraço