Wednesday, November 13, 2019

Good Guys

As comedias irreverentes tem usualmente algum sucesso, pelo menos uma por ano nos lançamentos das grandes produtoras. Este ano surgiu um filme ainda mais irreverente a todos os niveis, já que junta uma comedia adulta com tres protagonistas pre adolescentes o que torna tudo ainda mais incorreto. Pese embora o risco o filme acabou por ter criticas moderadamente positivas, sendo que comercialmente o contexto permitiu resultados consistentes do ponto de vista de bilheteira.
Sobre o filme, podemos dizer que aposta num humor extremamente incorreto, com tres personagens juvenis completamente distintas, mas que no seu principio base funciona, porque é um filme engraçado que nos faz rir ao longo de toda a sua duração, e isso é usualmente um dos principios essenciais do cinema.
Podemos depois dizer que em termos de historia de base o filme nao acompanha o que funciona em termos humoristicos ja que basicamente se limita a fornecer um contexto para o tipo de humor que quer trazer. So no final com a diferenciação das personagens e que existe alguma moral, num filme que desiste dela do primeiro ao ultimo minuto.
COntudo numa altura em que a comedia propriamente dita sofre de alguma crise de identidade, este não sendo uma obra prima narrativa, e um filme que cumpre no essencial do genero ja que nos faz rir, sendo engraçado ao longo de toda a sua duraçao e nem sempre uma comedia consegue fazer isso. Sem duvida uma das comedias comerciais do ano.
A historia fala de três amigos com caracteristicas muito diferentes que com o objetivo de um deles marcar presença numa festa embarcam numa aventura que os conduz ao envolvimento com objetos sexuais e mais que isso com o tráfico de drogas.
Em termos de argumento parece-me importante diferenciar dois pontos. Se por um lado na narrativa central fica a ideia que o filme é algo pobre, e que apenas no fim encontra um norte para a mensagem que quer transmitir. Do ponto de vista humoristico o filme funciona na sua plenitude, sendo engraçado, e permitindo algumas gargalhadas constantes.
Na realizaçao desta comedia temos Gene Stupnitsky um realizador que ja tem alguma experiencia nos argumentos mas que tem aqui talvez o seu filme mais significativo. O filme funciona bem mais em termos de argumento ja que a realizaçao e a tipica de uma comedia de grande estudio.
No cast os custos do filme está nos jovens atores escolhidos. De sublinhar a alteração de postura de um Tembralay a pensar noutro tipo de papeis e generos, que acaba por funcionar, mas tudo funciona bem nas diferenças e no encaixe das caracteristicas dos três jovens escolhidos, que permitem ao filme um humor mais vincado.

O melhor - O humor do filme.

O pior - No inicio o filme anda um pouco à procura do fio norte narrativo.

Avaliação - B

No comments: