Sunday, November 24, 2019

The Goldfinch

Desde que foram anunciadas as produçoes para 2019 que esta nova adaptaçao literaria de James Crowley figurava como um dos filmes a seguir, principalmente no que a premios poderia dizer respeito, quer pelo realizador, pelo cast e por ser a adaptaçao de um livro de sucesso. COntudo rapidamente apos a antestreia se percebeu que o filme nao teria qualquer hipotese nesta luta ja que a sua receçao critica acabou por ser a todos os niveis desastrosa para um filme com aspiraçoes. COmercialmente as coisas foram tambem desastrosas sendo sem duvida um dos grandes floops do ano.
Depois de passadas duas horas e meia de duraçao parece-me claro perceber as razoes pelas quais este filme nao funcionou, desde o seu ritmo extremamente pausado, a uma montagem totalmente desalinhada dos vetores ou mesmo dos objetivos do filme, mas mais que isso interpretaçoes que nunca conseguem conduzir o filme ao seu real significado, acabam por tornar um filme num desastre que se percebe perfeitamente que caminha para esse sentido tendo o epicentro no desastroso final.
O filme nem começa mal com algumas personagens a parecerem querer segurar o filme, desde logo a personagem de uma madrasta peculiar, ou de um amigo no risco, ou ate um passado que so depois de mostrado e explicado. Mas depois abandona personagens principalmente personagens como Hobbie e Pippa sao totalmente aniquiladas por uma montagem desastrosa que deixa um filme sem grande ritmo se tornar ainda mais adormecido
OU seja GOldfinch é daqueles filmes que com menos expetativa era um filme sem grande objetividade que passava quase desprecebido, mas com estes intervenientes o filme nao poderia nunca ser tao apagado em si, fica a ideia que o filme desde cedo percebe que nao funciona e extende-se para alem do razoavel.
A historia fala de um jovem que ve a mae a falecer num ataque terrorista a um museu e acaba por conhecer uma familia de acolhimento em primeira instancia e num segundo momento reside com o seu progenitor que o conduz a uma adolescencia contorbada com efeitos naquilo que se vai tornar depois.
O argumento do filme e complexo mas nem sempre me parece uma historia tao imponente para alimentar um livro de referencia. A forma como o filme e montado temporalmente nao ajuda uma historia mediana com personagens tambem elas medianas.
Eu confesso que gostei muito do filme anterior de Crowley tendo alguma expetativa para o que se seguia. O filme nao funciona em momento algum tirando os momentos num condominio abandonado o filme é um autentico marasmo, lento e sem irreverencia de autor. MUito longe do que conseguiu em Broolklyn.
Muitas das criticas do filme foram centradas em Elgort, o jovem ator que tem o mediatismo comercial consigo ainda me parece limitado nos recursos interpretativos e este filme evidencia esses mesmos problemas. Nos secundarios apenas Poulson consegue ter momentos interessantes muito por culpa de ser mais que tudo uma personagem diferente na sua carreira.

O melhor - O condominio inabitado.

O pior - A forma como o filme se alonga sem nunca encontrar o caminho do espetador

Avaliação - C-

No comments: