Friday, November 01, 2019

The Current War

Produzido em 2017 todos pensavam que esta ia ser a aposta para os oscares da Weinstein Company para aquele ano, ate que surgiu toda a polemica em torno de Harvey Weinstein que de imediato retirou qualquer possibilidade do filme lutar por que quer que fosse. Para alem disso depois das primeiras exibiçoes a critica nao foi particularmente simpatica com o filme demonstrando que a obra totalmente pensada para os premios ia ficar longe dos mesmos com avaliações medianas. Comercialmente so dois anos depois e sob a chancela de um Directors cut temos o filme mas com resultados rudimentares para um filme que mesmo assim conseguiu uma distribuição wide.
Sobre o filme podemos dizer que temos uma das historias mais importantes da humanidade moderna com tres figuras centrais do nosso estilo de vida. O problema do filme e que se fica apenas pelos feitos e pelo que e conhecido de cada um deles limitando-se a uma ou outra caracteristica de personalidade de cada um deles. O filme descura o argumento para apostar numa realizaçao forte o que o torna a espaços um filme mais bonito que imponente.
Claro que para um filme com esta tematica e para perceber perfeitamente o que esta aqui em causa temos de ter alguns conhecimentos de fisica o que e um pre requisito algo exigente para um filme que quer chegar a muita gente. FIca a ideia que o que realmente diferencia os lados e que e essencial para os lados do filme nao e totalmente percetivel ficando apenas o lado da guerra de egos.
POr tudo isto THe Current War esta longe de ser uma obra de referencia funcionando muito mais do ponto de vista tecnico do que o filme em si. FIca o lado significativo do que e contado e a ideia que o filme tem medo de mexer na personalidade de personalidades tao historicas esvaziando o lado humano de cada uma delas.
A historia fala da luta entre duas empresas apostadas em levar o poderia da distribuição da eletrecididade numa luta entre tecnicas e moralidade, entre formas diferentes de energia e mais que isso a tentativa de fazer o seu lugar na historia.
EM termos de argumento o filme funciona bem mais nos lados historicos da questao como os pontos de vista e as evoluçoes historicas de cada um dos lados do que propriamente no lado humano e de personalidade dos intervenientes isso torna o filme mais documental mas menos intenso.
Na realizaçao GOmez-Rejon com este filme foi pensado para se unir ao poderia cada vez mais mexicano do cinema. Contudo rapidamente se percebeu que ainda esta longe dos big three, pese embora o sentido estetico que este filme consegue ter. Parece-me que necessita de um filme trampolim para chegar mais proximo dos seus conterraneos.
O filme tinha em si um excelente elenco pena e que as personagens nao valorizem atores como Shannon e Cumberbacht que poderiam dar ao filme outra intensidade narrativa e emocional que o filme nao tem. Penso que Hoult e uma escolha menos feliz para o estranho Tesla.

O melhor - A realizaçao

O pior - Deixar de lado o lado humano dos personagens

Avaliação - C+

No comments: