Friday, November 15, 2019

Angel Has Fallen

Com a peridicidade de tres anos tem surgido os filmes desta saga apostada em nos revelar a aventura de um agente de segurança do presidente dos EUA dos mais diversos atentados. Depois de um primeiro filme de sucesso com Fuqua e um segundo destruido pela critica surgiu este segundo filme desde logo com um presidente novo, embora conhecido dos filmes anteriores. Criticamente este filme resultou melhor do que o anterior contudo comercialmente fruto do desgaste tipico de um terceiro filme o percurso foi claramente inferior.
SObre o filme parece-me que se existe caracteristica transversal a todos os filmes do franchising e ser um estilo repetitivo que parte de uma unica permissa e que tenta rentabiliza-la com recurso a sequencias de açao e valores como honra e fidelidade. Este filme e mais do menor com a diferença de nos tentar dar um pouco mais da personagem central embora isso seja totalmente indeferente no resultado final do filme, a nao ser mais um naipe de cliches a associar aos que ja existia nos filmes anteriores.
Do ponto de vista de intriga o filme tenta fazer alguma inovaçao com a revelaçao de personagens mas tudo acaba por ser tao previsivel que tem o efeito adverso ao de uma estrutura em que tudo e diferenciado no inicio. Basicamente este recurso que funciona em muitos filmes como twists de personagens neste filme e utilizado da pior maneira que poderia ser ja que o espetador rapidamente percebe o que vai suceder.
Na falta de uma casa branca ou Londres para destruir o filme nao consegue ir muito longe em termos do impacto dos seus efeitos dando mais intensidade as sequencias de luta por si so e a capacidade de resistencia de uma personagem central que e pouco mais que um action  man.
A historia segue Mike quer agora presta segurança ao novo presidente o seu velho amigo Trumbull, sendo que tudo fica mais dificil quando se ve no centro de uma suspeiçao de um atentado terrorista que enviou o presidente para coma, sendo o filme uma forma de tentar provar a sua inocencia.
Na realizaçao deste terceiro filme o terceiro realizador Waugh e um realizador de um segundo plano mas que ja tinha tido alguns filmes de açao distribuidos em wide que tem aqui talvez o filme mais pequeno em termos de produçao do franchsing, sendo um trabalho mais simples, mas com o mesmo resultado. Pelo menos em termos economicos foi mais eficaz.
No cast BUtler sente-se extremamente confortavel em filmes que nao exijam grande interpretaçao e nesta personagem so tem de funcionar como heroi de açao. AO seu lado um Freeman que vale pelo carisma por si so, e um naipe de aquisiçoes para secundarios totalmente indiferente para o resultado final.

O melhor - Menos efeitos especiais

O pior - Mas a base e a mesma

Avaliação - C-

No comments: