Wednesday, November 06, 2019

American Son

Ao contrario da maioria dos filmes lançados dos diversos generos pela Netflix este filme foi nomeado de evento ja que se trata de um filme com uma cena longa numa unica situaçao que mais que uma trama e uma resposta de um casal a um momento dificil. Este filme peculiar nao foi propriamente aceite pela critica com avaliações negativas, sendo que comercialmente nao me parece nem de perto nem de longe neste momento o produto mais apelativo da Netflix.
Sobre o filme podemos dizer que o enredo parte de um principio diferente ou seguir uma cena unica que inicia numa mae a procura de respostas sobre um incidente de um filho e aqui o filme resulta principalmente na dictomia dos dialogos e do lado da mae e do policia que quer ser simpatico.
O problema do filme e quando entra quase em exclusivo na questao racial, ai as coisas sao forçadissimas caindo nos cliches tipicos e que resultam no dramatico final, ai o filme e pouco maduro limitando-se a copiar e trazer para a discossao os pontos de vista raciais mesmo que isso muitas vezes surja colado a uma drama de casal que pela duraçao da relaçao tinha de ja ter ultrapassado essa questao a muito.
Outro dos problemas do filme e que nunca consegue humanizar uma das partes, forçando a rigidez que acaba por ser quase surrealista na forma como isso e pensado unica e exclusivamente para um exprimir simples de argumento. A ideia que se fica e que o filme quer ter uma dimensao ideologica que a trama simples nao chegaria.
A historia fala de um casal separado que se une num posto da policia tentando perceber o que aconteceu ao filho de ambos, acabando por exprimir os argumentos para o lado mais rebelde do filho que os levou a li, bem como outras formas de estar com as respetivas raças e o contacto com a policia.
EM termos de argumento o filme e em certo ponto ambicioso ao querer trazer tantos temas e tantos assuntos numa cena, num espaço e de curta duraçao. Como seria de esperar tudo se torna algo forçado e o filme perde por essa quebra de realismo.
Na realizaçao simples, ja que o filme segue as personagens numa cena e num unico espaço Kenny Leon tem o leme um desconhecido afro americano que se percebe apenas ter atençao as questoes raciais ideologicas.
No cast o filme acaba por ser um espaço para Washigton ganhar algum espaço dramatico mas nao funciona porque a personagem nao cria empatica principalmente pelos maneirismo exagerados da atriz, numa interpretaçao que se torna mesmo irritante.

O melhor - A escolha de uma cena so para tanto assunto.

O pior - Washington torna a personagem muito irritante

Avaliação - C-

No comments: