Sunday, November 10, 2019

Dora and Lost City of Gold

Dora e talvez um dos objetos mais comerciais da Nicolodeon, uma das maiores produtoras de animaçao do mundo. Este ano tivemos o live action da figura, com alguma animaçao a mistura, num contexto hispanico nos EUA. O resultado critico do filme ate foi aceitavel com avaliaçoes essencialmente positivas o que em face do filme em questão nao deixa de ser surpreendente. Comercialmente a falta de figuras de primeira linha acabaram por nao permitir um encaixe financeiro proximo do que o projeto pela sua mediatizaçao poderia ter.
Sobre o filme nao era facil este Live action ja que o estilo de Dora Exploradora esta longe de ser facil de transpor para o cinema ja que e acima de tudo uma serie educativa em que a personagem e de uma infantilidade inarravel. O filme ate consegue contrapor isso no filme, dando-lhe mesmo alguma desadapataçao com tal caracteristica nos dias de hoje. O problema do filme e que no restante e demasiado absurdo quer na conjugaçao com uma animaçao nem sempre competente  e principalmente por a historia de base ser tambem ela demasiado absurda.
Por tudo isto temos um filme algo estranho com algumas curiosidades como o macaco Boots ter a voz a determinada altura de Danny Trejo ou mais que isso o filme num ato de rebeldia levar o filme para o 2D, nesses pontos o filme tem uma rebeldia interessante mas que nao muda em nada um argumento demasiado infanto juvenil e mesmo neste tipo de filme de pouca qualidade.
FIca mais uma adaptaçao de desenhos animados ao live action, com efeitos especiais moderados, e mais que isso um filme que quer ser fiel ao estilo e roupa da personagem mesmo que isso nunca consiga conjugar minimanete com um filme competente a todos os niveis.
A historia fala de Dora que acaba por embarcar para a cidade de forma a seguir a formaçao ate que os seus pais desaparecem numa expediçao tentando encontrar a cidade do ouro. Junto com os seus amigos acaba por ter de tentar encontrar a cidade e salvar os seus pais.
Em termos de argumento temos um filme simplista na sua forma e na sua intriga. UM humor desatualizado e mais que isso uma tentativa de dar ao filme uma fidelidade a serie que nao me parece que funcione na plenitude.
Na realizaçao James Bobin que teve como maiores sucessos os marretas e que aqui tem um filme que nem sempre consegue unir bem o digital com o live action talvez por essa dificuldade nao me parece uma produçao de premeira linha.
NO cast a escolha de Merced e expectavel tendo em conta que e um filme passado na america do sul, ou com essa base. As melhores escolhas pelo menos as mais arriscadas sao a de Del Toro e Trejo para dar vozes a personagens digitais.

O melhor - ALguns atos de rebeldia.

O pior - O filme soa sempre a absurdo

Avaliação - C

No comments: