Monday, November 04, 2019

Brian Banks

Os dramas desportivos sempre tiveram uma presença muito clara no cinema ainda para mais quando acrescenta a este esquema um lado juridico de uma ma condenação e a tentativa de retomar o caminho da verdade. Este pequeno filme com uma historia de vida acabou por passar com alguma indiferença pela critica embora seja um filme com uma historia veridica pesada. Do ponto de vista comercial parece-me claro que num filme com poucas figuras de referencia e com um figurino habitual nao tinha muito espaço para o sucesso.
O problema de muitos destes filmes sobre historias reais e a forma como se torna tudo muito dicotomico entre a verdade e a mentira, sobre o lado bom e mau da questão e penso que nisso o filme explora em demasia esses pontos, sendo um filme de extremos mesmo que com uma base positiva que merece o filme por aquilo que significa em termos da pessoa que o sofreu. Outro ponto e a forma juridica do filme onde acho que realmente o filme tem deficiencias em tornas a telenovela ainda mais dramatica.
Apesar da base real parece claro que o filme quer ir mais longe e tornar tudo ainda mais dramatico par alem do drama de toda a situação e torna o filme numa novela de domingo a tarde, principalmente no que diz respeito ao lado amoroso, da recusa e mais que isso do outro lado da questão, e isso faz o filme perder tamanho e se tornar demasiado obvio.
Ou seja um filme obvio tipico de uma matine de fim de semana, sem grande rigor em termos historicos, e pensado para fazer tudo funcionar. O fim de semana positivo no entanto deve ser visto como uma mensagem positiva e de esperança na verdade ainda que a mesma seja um golpe claro de publicidade de uma organização nao governamental, mas parece-me claro que seja uma historia para contar.
O filme fala de um aspirante a jogador de futebol americano que apos ter sido condenado por violação, tenta ao fim de dez anos repor a verdade do que aconteceu como forma de arranjar emprego e mais que isso de voltar ao futebol, contando com a ajuda de uma organização dedicada a provar a inocencia de pessoas condenadas.
O argumento do filme tem uma base real de telenovela, com todos aqueles titulos que fica bem nos creditos finais, mas ao qual se une demasiado dramatismo e um envolvimento emocional exagerado para um filme que e baseado em factos reais mas que na realidade é demasiado novelesco para esse rotulo.
Na realizaçao Shadyac, e um realizador de comedias que teve algum sucesso mas que nos ultimos tempos esteve arredado das luzes da ribalta que regressa num genero que nao e o seu, e onde insiste num registo simples de filme de domingo a tarde nao muito diferente do que foi a sua carreira.
No cast temos Kinnear na sua personagem tipo, de pessoa solidaria, num registo muito tipico na sua carreira e um quase desconhecido Aldis Hodge que acaba por ter o lado dramatico e positivo que a personagem necessita, nao sendo no entanto um filme minimamente exigente em termos de interpretaçao

O melhor  - A historia real e interessante

O pior - Demasiado novela de fim de tarde

Avaliação - C

No comments: