Sunday, November 03, 2019

The Peanut Butter Falcon

Este pequeno filme sobre os sonhos de alguem com o sindorme de down tem sido uma das figuras de alguns festivais menores, o que conduziu a que nos EUa este pequeno filme conseguisse criticas positivas embora nao unanimes. No ponto de vista comercial o filme tornou-se num dos casos em que passou do lado limitado para maior expansao muito pela tematica emotiva e significativa que tem.
Nao e facil vermos um filme com uma pessoa com trissomia 21 a protagonizar e desde logo pelo tempo dado ao ecra com alguem com tal debilidade mas ao mesmo tempo conseguir construir um filme bonito, emotivo, e mesmo em alguns momentos engraçado merece todos os elogios e convicção pessoal que este filme representa.
E um filme mais que brilhante ou original, um filme bonito, quer nos sonhos da personagem, quer na sua convição e resiliencia quer na relaçao de amizade que e criada este e um daqueles filmes que preenche emocionalmente o espetador do primeiro ao ultimo minuto, sem nunca perder espaço para alguma ironia ou mesmo denuncia social, na dificuldade de resposta deste tipo de população.
E obvio tambem que nao e um filme perfeito, primeiro porque a determinada altura, mais ou menos a meio se torna algo previsivel em todos os sentidos e mais porque o lado humoristico de algumas personagens desaparece para ser um dialogo entre duas personagens e as suas vicissitudes. Fica a ideia que o filme poderia potenciar mais algumas personagens secundarias que exigiriam no entanto um filme maior.
Mesmo assim uma obra significativa do ano, um filme que junta um dialogo de primeira linha, independente com um lado emocional do mais forte do ano. A determinada altura a relaçao de amizade criada entra na nossa ligaçao ao cinema como a mais forte do ano e uma das mais revelantes dos ultimos tempos, e isso vale o filme.
A historia fala de um jovem com trissomia 21 que tem o sonho de ser lutador de wrestling que foge da instituiçao onde se encontra para embarcar numa viagem com um solitario jovem marcado pelo passado.
Em termos de argumento o filme nao e brilhante mas sabe trabalhar como poucos as emoçoes. A narrativa em si e surreal mas funciona, embora por vezes se torna algo previsivel. E na forma como nos da emoçao que o filme resulta mais.
Na realizaçao a dupla de realizadores tem aqui o seu filme mais significativo, que e pequeno em dimensao e na realizaçao e simples sem grandes movimentos ou truques. E um filme que percebe as suas virtudes e deixam atual. Um filme marcante para um dupla ainda jovem.
No cast temos de sublinhar sempre a interpretaçao de Zak ao protagonizar um filme com esta dimensao na sua condiçao de forma subliminar e mesmo com humor. O lado mais serio de um Labouef em redençao tambem funciona no impacto que o filme tem. O apontamento de qualidade e um Bruce Dern em grande forma.

O melhor - O coraçao do filme.

O pior - Torna-se algo previsivel

Avaliação - B

No comments: