Wednesday, September 03, 2014

Half of a Yellow Sun

Depois do sucesso de 12 Anos Escravo seria natual os filmes menores com o seu protagonista ganharem algum protagonismo sendo que este pequeno filme sobre a guerra civil na nigeria foi um dos que obteve esse fruto. Pese embora esse facto podemos dizer que criticamente a mediania generalizada foi bem diferente da aceitaçao do seu filme anterio, já comercialmente um filme com esta dimensao e tema não pode aspirar a muito e este não o conseguiu.
Sobre o filme podemos dizer que filmes sobre situaçoes histiricas mesmo sob o ponto de vista de personagens muitas vezes caem no tedio e na monotonia, algo que este filme não consegue livrar porque nunca consegue ou não quer impregar um ritmo mais forte, seja ele em termos de acçao concreta ou mesmo emocionais, e desde logo este facto não faz o resultado do filme ser desde logo brilhante.
Mas o maior problema do filme reside numa outra falha e esta sim grave em termos da forma como o filme se distancia no espectador, que sao os cortes sucessivos temporais que faz com que o espectador se perca sucessivas vezes na narraçao principalmente na primeira metade do filme, e dificilmente se consiga reencontrar principalmente com a disponibilidade necessaria para entrar novamente na dinamica do filme.
Pelo lado positivo a força das interações os altos e baixos destas no quadrado principal tornam o filme por momentos adulto, coeso, e mais que isso intenso nas vivencias individuais de cada personagem principalmente no pos guerra que nos oferece imagens cruas que muitas vezes sao as mais aperciadas neste tipo de cinema.
O filme segue as aventuras e caminhos de duas irmãs, as vivencias amorosas e a forma como estas vao tocando uma na outra e as relaçoes tambem enquanto se defendem de uma guerra civil sangrenta que ira colocar em risco o tipo de vida a que as mesmas estavam habituadas.
O argumento não e brilhante principalmente porque o filme não e rico nas personagens nem tao pouco nos dialogos, salva a intensidade emocional das relaçoes que mais que um produto da escrita parece neste caso ser um produto da interpretação.
A realizaçao não e eficaz e causa dano no resultado final do filme, a linhagem temporal indefinida e um defeito de uma realizador com pouca experiencia que parece sempre ter mais coraçao do que propriamente raciocinio no filme.
No cast todo o brilho vai para Newton uma das melhores actrizes afro americanas que nem sempre tem a atençao devida dando a sensação que poderia ter uma carreira uns furos acima do conseguido, Ejiofor por sua vez parece mais limitado as expressoes sao as usadas no seu filme de referencia esperando nos um outro tipo de personagens para percebermos o seu real valor.

O melhor – Newton.

O pior – A carcaterizaçao temporal do filme.


Avaliação - C

No comments: