Thursday, September 18, 2014

God Help the Girl

Quando este pequeno filme foi apresentado em Sundance, e mais que isso ganhou na categoria de World Music, muitos pensaram que um dos destaques criticos do ano estava lançado. Contudo no momento da sua estreia Wide nos EUA, essa possibilidade não se concretizou com avaliações moderadamente positivas, e um registo comercial residual colocaram de lado qualquer hipotese deste filme entrar na luta pelos premios.
Sobre o filme é facil reconhecer alguma originalidade ao filme, desde logo pela forma como aborda a musica com a simplicidade de letras sobre padroes de vida e sobre relações entre pessoas. E é na musica que o filme tem de longe o seu maior valor, pela beleza das musicas que preenchem o filme e mesmo das letras que as complementam.
E este registo é ainda mais vistoso quando no restante estamos perante um filme com bastantes debilidades a transiçao musica narrativa mistura demasiado as vivencias reais e ilusorias das personagens e isto faz o filme por vezes perder algum norte se tornar bastante confuso, e nem sempre ter grande ritmo, uma das falhas de filmes independentes que gostam de explorar demasiada irreverencia.
Este ponto abranda muito a proximidade entre as personagens a historia e o espectador dai que no final o resultado esteja longe de ser plenamente satisfatorio sendo que o espectador prefere continuamente uma nova musica do filme, o seu principal elemento sedutor em todas as linhas do que realmente saber o destino das personagens.
Sobre o filme tres personagens diferentes com conflitos emergentes encontram na musica o elo de uniao que podera ser a chave para os conflitos internos de cada um enquanto tentam singrar neste sempre pantanoso meio.
O argumento não e brilhante longe disso, parece um filme pobre em personagens sem grandes dialogos e sem um fio condutor forte, sendo claro que um argumento escrito por um musico tinha de ter nas cançoes parte integrante do filme a sua mais valia.
A realizaçao tambem não e totalmente brilahnte com um estilo proprio tipico de video clip acaba por ser um filme neste ambito que decorre sem grande chama de alguem que se estreia numa tarefa para a qual parece ter muito que caminhar.
O cast onde pontifica Browning vale pela capacidade vocal da acrtriz uma mais valia bem superior ao seu real valor como actriz, onde tem varios problemas e neste filme não os contorna, ao seu lado jovens desconhecidos a procura da chama que o filme por si so tambem não lhes da

O melhor – A musica

O pior – Ser um filme com uma narrativa algo difuda


Avaliação - C

No comments: