Thursday, September 18, 2014

The Grand Seduction

Existe pequenos filmes com pequenos meios, que surpreendem por chamar a atençao de actores conhecidos, e pela sua originalidade do Canada profundo surgiu este pequeno filme, que conseguiu meritoria carreira comercial para um filme que estreou em poucos cinemas e mesmo sem uma resposta critica entusiasmante.
Sobre o filme podemos dizer que se trata de um pequeno filme emocional sobre pequenas aldeias e o perigo da desirtificação que aborda a situação com muito coraçao e mais que isso com bom sentido de humor, o que torna ao mesmo tempo o filme bonito, em quase todos os sentidos, mas tambem um filme com um humor intelegente e com sequencias de um cinema de primeira linha.
Mas não e so no argumento que resulta a mais valia de uma obra original, a realização as paisagens a propria definição da aldeia faz deste filme algo bastante interessante, que rapidamente conquista o espectador não so a aledeia em si, mas acima de tudo as particularidades de cada uma das pessoas que reside naquela aldeia, bem como a sua grande verdade. Acima de tudo num filme pequeno que não ouvimos falar ficamos surpeendidos quando este consegue chamar a si o que de melhor tem o cinema a capacidade de surpreender.
Pelo lado negativo muito pouco talvez o filme por todo o seu desenvolvimento e acima de tudo por todas as suas virtudes merecia um final mais forte, não que o resultado tivesse sido diferente mas quem sabe um filme que nos desse pelo menos um bocadinho mais do resultado final daquela pequena Harbor como eles dizem que surpreendentemente e sem nada de particular nos conquista.
A historia fala de uma pequena aldeia que tem como ultimo folego a tentativa de implementar na mesma uma fabrica que permita que esta consiga sobreviver, para isso e necessario um medico que de repente e colocado de castigo um mês la, e onde a aldeia tera de fazer tudo para o conquistar.
O argumento demonstra que não e necessario muito para ser original em Hollywood não precisa de grandes personagens ou dialogos quando se tem uma boa ideia e melhor que isso esta e bem executada e neste caso o argumento ganha no mais importante no centro narrativo de si proprio.
Mckellar não e um realizador conhecido alias tem aqui o seu primeiro filme minimamente visivel mas tem uma realizaçao de bom plano, na forma como filma a aldeia sempre da mesma forma nos planos longos da mesma e no amor que tem em cado promenor que da leva-nos a querer que se trata de um filme que merecia de longe mais destaque.
No cast Gleeson e optimo a fazer papeis de bom gigante abrutalhado e aqui e mais uma vez isso, não foge da sua rotina mas da o lado mais suave, do outro lado Kitsch um actor que pela primeira vez chama a atençao por algo mais do que distreza fisica, mesmo não sendo um actor de excelencia.

O melhor – O poema da aldeia do filme

O pior – Precisavamos de ver essa aldeia mais no resultado


Avaliação - B+

No comments: