Saturday, September 06, 2014

About Alex

Nos ultimos anos o cinema independente norte americano tem sofrido uma pequena revolução sendo cada vez mais comum filmes sobre adolescentes ou jovens adultos e as suas vivencias, este ano um desses pequenos filmes foi este Sobre Alex. Os resultados criticos principal ambição deste tipo de filme foram medianos, insuficiente para dar o impulso que muitas vezes este tipo de filme necessita, comercialmente obviamente residual e sem qualquer tipo de expressão.
Sobre o filme podemos dizer que o filme parte de um principio interessante a reunião de amigos de universidade numa casa depois de algum tempo de separação e mais que isso caminhos separados, para alem disso a existencia de conflitos internos e entre eles faz com que o filme tenha muito tapete para desenrolar, e nisso ate começa bem pese embora nunca clique na intensidade preferindo a suavidade de dialogos simples. Contudo parece-nos que nao e na fase inicial que o filme tem o seu grande reves.
O problema e no fim e na forma como tudo acaba e aqui o filme falha em toda a linha desde logo moralmente chegamos a conclusao que ninguem do grupo tem moral, e que tudo nao passa de um motivo para todos andarem com todos como alguem no filme a determinado momento dizem, e isso faz com que a resposta final seja claramente insuficiente nao sabendo em momento algum o espectador a mensagem que o filme se prontificava a passar.
E isso e o grande problema de muitos dos filmes deste genero independentes de realizadores inexperientes o facto de nem sempre os filmes terem um objectivo ou um proposito logico e que a trama ande sobre as ondes e isso faz com que o resultado final nunca tenha grande impacto e isso e normalmente danoso para um filme que como este ate começa bem e tem uma ideia que funciona pese embora nao seja original mas a sua concretização simplesmente nao existe.
A historia fala de um grupo de amigos que se reune na ajuda a um deles depois deste tentar o suicidio contudo nesta reuniao surgem os conflitos que pautam o grupo e outros que sao criados pelo afastamento entre todos.
O argumento até poderia ser interessante utiliza um principio ja usado e com bons resultados, introduz um registo suave interessante leve de dialogos faceis mas na conclusao deita tudo a perder com um exagero que nao retrate uma geraçao que ainda tem mais principios.
Na realizaçao Zwick um jovem realizador nao se pode dizer que tem um primeiro grande filme, mas tambem nao se pode dizer que o resultado neste ambito e totalmente falhado, parece claramente ter mais futuro na realizaçao simples do que propriamente na escrita mais complexa e claramente com mais defeitos.
O cast esta recheado de actores tipicos de experiencia adolescentes independentes como Plaza e Mighella, mas o melhor registo vai para Ritter o filme é sobre a sua personagem e o destaque vai sobre si, um actor que esta há muito tempo na sombra e quem sabe poderia merecer mais oportunidades noutro registo mais elevado.

O melhor - O facto de ir buscar uma ideia tradicional num contexto actual

O pior - A conclusao moral simplesmente inexistente

Avaliação - C-

No comments: