Sunday, September 21, 2014

Grace of Monaco

Quando foi anunciado este biopic e principalmente pelos seus intervenientes ou seja Kidman como Grace e principalmente Dahan como realizador o alerta Oscar foi de imediato ainda para o ano de 2013 altura em que o lançamento do filme estava lançado. Contudo divergencias no argumento acabaram por adiar o filme para 2014, primeiro pronuncio que algo não estava conforme o esperado. Mas tudo se tornou mais evidente quando apos a estreia no festival de Cannes as avaliações foram muito negativas para o filme, que conduziu ao pior cenario possivel, ou seja seis meses apos estreia mundial o filme continua sem data marcada nos EUA pese embora o resultado comercial na europa não tenha sido desinteressante.
Sobre o filme, quando existe duvidas sobre a real forma de vida, e não existe nenhum dado concreto ou biografia para se agarrar e sempre dificil agradar ambos os lados, contudo para um filme vincar como este é necessario coragem para assumir o seu lado das coisas, algo que o filme não tem, centra-se no meio termo, nas dificuldades mas tem lado de assumir o que acha e isso e desde logo redutor em termos artisticos e creativos.
Por este facto talvez a negaçao do filme, não existe um lado da historia, existe uma mistura, um filme receoso das reações que acabaram por surgir já que ao não assumir um ponto de vista acaba por não confirmar tambem qualquer um e essa hesitação e medo estao presentes ao longo de todas as decisoes e abordagem da historia que o filme tem que tomar.
Depois o lado problematico do filme dá-nos uma personagem unilateral, falta humanidade a uma personagem adorada por muitos e quando assim acontece o filme acaba por perder carisma, e acima de tudo força na forma como chega ao espectador. Mesmo que tenha uma boa produçao um bom elenco e uma boa base de entrada.
O argumento debruça-se sobre a verdadeira passagem de Grace Kelly do mundo do cinema para ser princesa naquilo que a posiçao lhe exige e principalmente a mediaçao no conflito entre o Monaco e França e a sua importancia para o mesmo.
O argumento tem uma base historica importante e que poderia ser rica, caso o realizador adoptasse um ponto de vista e o trabalhasse com coragem atento a polemica que poderia causar, assim parece sempre que temos um filme que lança umas duvidas mas nunca realmente as concretiza mascarando uma historia de amor que pela forma como o filme e transmitido não acredita.
A realizaçao e peculiar mas com toques de autor, a forma como realiza e nos da a personagem central parece uma opçao importante de nos dar o rosto e o que ele significa mas tira dimensao ao filme, seria boa opçao que este filme fosse realizado por alguem mais neutro do que um frances
No cast Kidman e uma escolha logica para um papel que encaixa no seu perfil, solene, e suave, não nos parece que o papel seja exigente já que grande parte do mesmo e figurativo, custa e ver um Roth capaz num papel onde se centra em um ou dois tiques e nada mais.

O melhor – Começa por um bom conflito

O Pior – Mas não teve coragem para se alongar


Avaliação - C

No comments: