Friday, September 26, 2014

Cold in July

É conhecido o exprimentalismo que Sundance trouxe ao cinema, e como se costuma dizer o arranque da temporada quando o cinema ainda ainda à procura do vencedor do ano anterior. Um dos filmes que conseguiu alguma força na ediçao deste ano foi este filme, que conseguiu boas criticas e o mesmo acabou por suceder quando teve o seu lançamento no grande ecra, contudo os seus elementos de seduçao eram diminutos pelo que o filme nao atingiu grandes resultados de bilheteira.
Sobre o filme podemos dizer que temos duas partes distintas e com resultados completamente diferentes, uma primeira parte interessante na forma como caracteriza a dificuldade de um nao assassino reagir a um acidente bem como a forma como este acaba por perceber o que esta envolvido e muito mais do que as aparencias lhe transmitem. E neste particular o filme tem tudo que devia ter intensidade, força, drama e conflitos interiores que parecem interessante.
Contudo este espaço acaba por cair no momento em que o filme passa para um filme deacção em que tres herois se juntam para vingar alguma coisa, e aqui o filme ganha um outro estilo mais violento por si so, mais de ligaçao entre os tres personagens e a uniao entre eles, com um lado algo Tarantino principalmente na personagem de Don Johnsson, com o carisma que a sua presença da ao filme, contudo este lado e claramente mais vazio do que o primeiro e o filme sente isso.
Por este balançar de coisas temos um filme dual, com virtudes claras principalmente na fase inicial e na boa ligaçao entre personagens e o carisma que as une do inicio ao fim, contudo existe claramente um baixar de qualidade do priemiro para o segundo lado que torna o filme menos apetecivel mais previsivel e isso num filme como este e claramente um defeito
a historia fala de um simples homem de familiar que acaba por matar um ladrao quando este assalta a sua casa, confuso com o ocorrido começa a ver a sua familia a ser ameaçada pelo pai deste individuo com quem começa a criar uma relaçao que lhe vai explicar que o que parece pode nao ser.
O argumento e inteligente na forma como monta o guiao e como o desenvolve na sua forma inicial como cria o misterior, contudo resolve-o cedo demais e depois o filme cai num vazio de originalidade bem diferente do primeiro momento que torna o filme em dois distintos dentro do mesmo algo que nem sempre e favoravel ao filme em si.
A realizaçao e simples pouco risco, planos negros, violencia bem filmada com algum estilo mas nada suficiente para sublinhar o feito, pese embora tenha bons momentos.
O filme e recheado de actores eficazes, Sheppard sempre valeu mais do que propriamente aquilo que a sua carreira lhe deu, aqui demonstra ainda estar em boa forma um secundario sempre de luxo Hall tenta encontrar o seu lugar no cinema depois de conquistar o pequeno ecra, tem bons momentos mas no filme perde por qualidade para Sheppard e em carisma para Don Johnsson

O melhor - Os primeiros 30 minutos

O pior - O filme mudar de registo quando o primeiro estava optimo

Avaliação - C+

No comments: