Saturday, September 13, 2014

The Edge of Tomorrow

Tom Cruise foi nos ultimos anos um dos actores que melhor conseguiu continuar na mo de cima, mesmo que nem sempre a sua personalidade fosse consensual. Nos ultimos anos mudou o estilo de cinema, de algo mais complexo para simples filmes de acçao que vao conseguindo algum dinheiro, este verao mais um desses filmes com efeitos especiais suficientes e com uma boa dinamica comercial, e mesmo a boa avliação critica e algo que o actor tem conseguido com relativa facilidade.
Sobre o filme o que podemos começar por dizer é que tem como principal trunfo a premissa e sobre esta o filme consegue rodar toda a sua existencia e a sua qualidade, ou seja o facto de estarmos perante sempre o mesmo dia e uma forma de tentar contornar uma dificuldade e não so o ponto diferenciador do filme mas mais que isso e o ponto sobre o qual o filme se roda e funciona, quer no argumento quer na sua conclusao.
De resto não podemos dizer que temos uma obra prima ou mesmo um filme de eleiçao, temos sequentes cenas de acção com muitos meios pese embora estas sejam quase sempre indeferentes para a indefiniçao do filme com excepçao da ultima aquele que realmente nos parece que poderia ser melhor trabalhada.
Mesmo assim temos um creativo e forte filme de acção aquilo que muitas vezes se espera de um blockbuster ou seja um filme com meios mas que não descuide o argumento ou a formula e mais que isso um filme que consiga inovar a todo os niveis e aqui temos um filme que cumpre este objectivo.
A historia fala de um tenente que de repente e lançado na linha de batalha tudo muda quando mata um estranho extra terrestre que faz com que a cada morte tudo comece de novo neste dia, aqui acaba por em equipa com outra militar tentar salvar a humanidade deste confronto.
O argumento não e brilhante na sua compenente central, mas ganha no detalhe sempre derivado do principio da repetçao do filme que enriquesse principalmente os dialogos do filme, não e rico em termos de personagens ou mesmo de originalidade um final no minimo expectavel.
Doug Liman e um realizador de meios e aqui consegue surpreender com um filme com uma excelente realizaçao, com meios mas com um lado artisitico e uma forma propria de filmar, por vezes nem sempre tem sido feliz no estilo de filmes, mas aqui parece demonstrar poder ser um filme de grandes filmes.
No cast Tom Cruise pode não ser o melhor actor de hollywood mas sabe funcionar com o seu carisma, principalmente pela experiencia em filmes de acçao aqui mais uma vez joga com isto não tendo medo de estar ligeiramente velho, num filme que não pede muito

O melhor – A regra da repetiçao e o que ela tras ao filme

O pior – A conclusao expectavel


Avaliação - B-

No comments: