Sunday, September 14, 2014

God's Pocket

O ano de 2014 vai ser marcado pelo lançamento dos ultimos filmes de um dos mais valorizados actores dos ultimos anos, concretamente Phillip Seymor Hoffman. E certo que o actor não faleceu no seu valor mais elevado talvez essa seja uma das razoes do regresso ao consumo de drogas, mas certamente os dois ultimos filmes com excepçao de Jogos de Fome sao exemplos de riscos que tomou nas suas decisoes. O primeiro desses filmes marcou a estreia na realização de Slatery um actor conhecido de Mad Man, os resultados foram contudo algo longe do esperado principalmente em termos criticos com avaliaçoes bastante medianas, comercialmente não seria claramente o campo do filme, os resultados foram desoladores principalmente se pensarmos que o mesmo estreou já apos a morte do actor.
Sobre o filme, claramente que temos aqui um filme aventureiro e diferente muito na onda do que anualmente tem lançamento dem Sundance onde o filme foi lançado,e aqui principalmente o clima violento do bairro parece ser o central, depois temos uma especie de comedia negra mais pelas situaçoes imprevisiveis em detalhe no que na sua maioria do que propriamente para a grança ou a força narrativa que o filme claramente não tem.
E por o filme não e sedutor, principalmente porque as personagens sao todas elas pouco fortes, com a excepçao de Turturo o filme parece em todas elas saltar parcelas, e nem a volta ao fim tipo de realizaçao cada vez mais usada principalmente por independentes como se fosse o minimo exigido para entrar no grupo acaba por ser benefica para um filme demasiado murcho.
Assim sobram algumas curiosodades e cenas interessantes que mesmo essas se contam pelos dedos de uma mao, o que não e de todo mau em face da curta duraçao do filme que parece nunca encontrar o seu verdadeiro ritmo ou sequer o tom emocional que deve ter.
A historia fala de um padrasto que com crises de dinheiro tenta homenagear a sua esposa pagando um funeram meritorio ao mesmo, contudo entre as dificuldades em arranjar dinheiro num bairro complicado desvendar a verdadeira razao da morte e as cronicas sociais muito vai ocorrer.
O argumento perde em dois pontos primeiro nas personagens falta uma real personagem que controle o filme e parece haver espaço para ela, depois a comedia poderia ser mais mordaz mais incorrecto no estilo, resultado um filme medinissimo que nada consegue vincar em termos de historia.
A realizaçao para ser independente e simples demais, pequenos truques muito usados acabam por nunca a diferenciar de outros filmes e quando assim o e podemos dizer que tudo podera melhorar no segundo filme.
No cast a aposta em Hoffman era forte, mas aqui já se denotava que o actor não estava na maior dos seus desempenhos principalmente pelos poucos recursos emocionais que da ao filme, Turturo e o que sempre foi a rebeldia e Hendricks e jenkins tem pouco espaço no filme acabando por ser este contudo que ainda tem sobre si os melhores momentos.

O melhor – Alguns dialogos da personagem de Jenkins

O pior – Ver que Hoffman acabou fora de forma


Avaliação - C

No comments: