Saturday, September 27, 2014

Million Dollar Arm

OS filmes de agenstes desportivos estiveram em destaque neste inicio de ano, com dois titulos com algumas aspirações nas bilheteiras, desde logo Draft Day, e num ponto de vista mais juvenil este filme patrocinado pela Disney e baseado num celebre concurso de TV. Contudo neste caso o resultado comercial não foi o esperado com um nivel comercial muito inferior aquilo que a Disney esta habituado, e criticamente não foi alem da mediania que nada da ao filme nem lhe tira.
Sobre o filme podemos dizer facilmente que pese embora seja baseado em factos veridicos nos promenores vai buscar aquilo que a Disney sabe melhor ou seja contar historias para agradar a todos e ir buscar com o seu ritmo ligeiro todos os lados positivos das pessoas e transformar uma historia real num conto de fadas, e o filme acaba por ser mesmo isso o lado positivo da historia mesmo que isso seja a custa de algumas imprecisoes ou de definiçoes proprias das personagens.
E se no lado comercial e pelo menos no lado sentimental isso seja uma mais valia, o caracter factual do filme bem como algum rigor ficam de parte principalmente em alguns outros momentos que provavelmente poderiam merecer o filme que contudo tinha de ter uma abordagem diferente mais dramatica e menos de filme familiar que o filme acaba por ter.
Com isto parece claramente termos um filme mais facil, mais ritmado, mais imaturo e certo mas o certo e que homenagear o que foi feito dar o melhor lado do que foi feito pode ser uma forma de deixar o registo do que realmente aconteceu e imortalizar o mesmo caso o filme tivesse um sucesso superior ao alcançado.
A historia fala de um agente desportivo que em desespero cria um programa de televisao que tenta encontrar um jogador de basebol na Indio e transforma lo num jogador da primeira liga, o filme mostra o processo de evoluçao dos dois escolhidos.
O argumento e pouco factual tem claramente o selo disney nas situaçoes no romantismo das personagens não e um filme original nas personagens nas resoluçoes das mesmas mas como homenagem parece claramente ser suficiente
Gillespi já demonstrou poder ser um realizador de referencia principalmente depois do brilhante Lars and Real Girl pena e que no seguimento se tenha tornado nada mais do que um simples tarefeiro de hollywood que e o que este filme tambem exige.
No cast Hamm tem aqui o seu primeiro filme como protagonista e funciona e versatil, tem carisma pese embora não consiga sair do seu lado mais frio mesmo quando o filme o exige, ao seu lado uma bela equipa de jovens indianos que mais que qualidade e versatilidade dao coraçao ao filme.

O melhor – A mensagem de esperança

O pior – O pouco caracter factual


Avaliação - B-

No comments: