Tuesday, September 16, 2014

Frontera

Filmes sobre a passagem do Mexico para os EUA sempre foram comuns alguns com um lado mais cru e real outros com historias mais positvas. Este ano um desses filmes com uma estreia silenciosa foi este Frontera as avaliações foram medianas o que podemos considerar como minimamente bom para um filme com poucos recursos, comercialmente o filme graças a pouca divulgação simplesmente não existiu.
Frontera e daqueles filmes pouco rigoroso, mas com muito coração e quando assim o é pese embora seja dificil ser um daqueles filmes que se considera facilmente uma obra prima facilmente agrada minimanente a quem ve o filme, principalmente a primeira metade do filme e a relaçao familiar central presente ao longo de toda a sua duração.
Contudo pensamos que neste momento e principalmente com o duo de protagonistas o filme poderia ir mais longe mais cru em alguns momentos mais directo noutros, mas acima de tudo um filme que poderia e deveria ter um ritmo mais acelerado, pois parece sempre num ritmo demasiado pausado a principal brecha de filme iindependentes com um bom sentido.
Mesmoa ssim e daqueles filmes faceis de ver, que não e exigente não se leva totalmente a serio, mas que por outro lado é um filme com coraçao o minimo exigido a filmes sem grande ambiçao.
A historia fala da passagem de alguns emigrandes mexicanos em procura do american dream mas que depois acaba por se ver envolvido na morte de uma mulher da qual sao rapidamente considerados os principais suspeitos.
O argumento não e brilhante nem prodigo em total inovaçao muito pelo contrario recorre a muitos cliches nas personagens e na resoluçao vale por alguma capacidade emotiva que o filme tem.
A realizaçao e simples sem rodeios grandes riscos e um filme simples de um realizador tambem ele bastante inexperiente não e um primeiro filme trampolim vamos ver o que se segue.
Pena e um dos grandes actores do momento quase sempre e eficaz nas suas personagens e aqui volta a ser mesmo que o papel não tenha o grau de dificuldade de outros filmes, Ed Harris e sempre uma presença forte mesmo que o filme não exiga muito de si, Longoria num dos seus melhores papeis o que não e dificil em virtude da sua carreira limitadissima.

O melhor – O coraçao do filme.

O pior – Ser demasiado idilico


Avaliação - C+

No comments: