Sunday, September 04, 2016

The Secret Life of Pets

Assim com a Disney e a Pixar tem uma colaboração estreita eis que a Universal para além da dreamworks consegue agora novos filmes com identico sucesso. Dos produtores de Despicable Me, e dos Minions, surgiu este filme sobre animais de estimação, que se tornou acompanhado por Finding Dory os dois mais felizes filmes de bilheteira do ano, colocando a ano luz toda a concorrencia de verão. Criticamente pese embora as boas avaliações ainda ficou algo distante do que a Pixar e mesmo a Disney tem feito ultimamente.
Sobre o filme, eu acho sempre que os filmes não Disney tem uma inspiração classica naquilo que a Disney e a pixar fizeram, e aqui como alguém me disse temos o Toy Story dos animais, mas mais bruto, e isso diferencia claramente para pior este filme, mais normal, menos diferenciado, mais em bruto com um humor e detalhes mais faceis, mas também um interessante produto de entertenimento, com cor, graça, curiosidade e sentimento.
O lado negativo do filme, é que pese embora passe uma mensagem positiva, de agregação e solideriedade entre classes sociais, o filme e menos vincado no que diz respeito à mensagem que quer passar, por vezes torna-se também um pouco agressivo, o que a nivel de entertenimento pode funcionar bem, mas que parece que do ponto de vista pedagogico pode não ser tão pensado como os filmes da disney, mas mesmo assim parece-me que filme apos filme, principalmente tecnicamente e na graça os filmes de outros estudios que não a Dreamworks se estão a aproximar, e com esta concorrencia a qualidade dos flmes so pode melhorar.
Aqui alguns detalhes que me parece interessante revelar, a cor, e a forma como Nova Iorque acaba por nos dar em visao animada, a forma como alguns apontamentos atuais são conduzidos para o filme, o carinho entre personagens normalmente apostando apenas em sentimentos positivos, mesmo que em termos criativos seja um filme repetitivo relativamente a outros filmes de animaçao, e não tão vincado do ponto de vista pedagogico, não é nem de perto nem de longe o melhor filme de animação, mas está longe também de ser o pior.
A historia fala de um cão de estimação que vê perigar o seu exclusivo quando um outro cão entra em sua casa, começando uma competiçao que acaba por os conduzir para um lado escuro dos animais vadios e que pode por em risco a sua sobrevivencia.
Em termos narrativos e de argumento não podemos dizer que estamos perante um filme original, a estrategia e repetitiva, a narrativa usada, mas as personagens são interessantes nas suas particularidades e funcionam bem em conjunto e muitas vezes isso é o necessario para fazer funcionar um franshising de animaçao, as personagens terem graça, e estas tem.
Em termos produtivos temos pontos positivos, como a beleza de Nova iorque e a cor do filme, do lado negativo penso que os bonecos são demasiado quadrado pelo menos alguns deles, poderiam ter formas mais realistas, o que tornavam a mensagem mais vincada. Ainda longe das maiores a espaços já se vê outro detalhe.
No leque de vozes temos poucos ou nenhumas figuras de renome, o que é interessante fazendo o filme valer mais pelas personagens do que pelas suas vozes, o unico destaque vai para Kevin Hart e o seu coelho, que encaixa perfeitamente naquilo que ele faz habitualmente como actor.

O melhor – A forma como as personagens, a maior parte delas tem graça.

O pior – Em termos de história é semelhante a alguns filmes de outras produtoras, só muda o contexto


Avaliação – B-

No comments: