Monday, September 26, 2016

Swiss Army Man

Depois das primeiras aparições em Sundance que este filme que conseguiu o prémio de melhor realizador chamou a atenção pelo seu peculiar argumento, e acima de tudo pela sua ideia pouco comum. Pese embora o premio em Sundance os resultados criticos foram positivos mas não entusiasmantes talvez por isso o filme tenha estreado muito cedo na competiçao aos oscares, ficando desde logo fora da corrida. Comercialmente para um filme que estreou em poucos cinemas podemos facilmente considerar o resultado como competente.
Sobre o filme, e indiscutivel que a abordagem do filme é extremamente original e que o mesmo tem momentos de cinema unicos, como o cinema, como o festival de marionetes que acaba por ser o filme, mas por outro lado o filme tem um claro problema de objtividade a determinada altura o filme desiste de fazer sentido como um todo e acaba por ser mais peculiar do que interessante, no final ficamos marcados mais por pequenos momentos do filme do claramente pelo seu resultado final, ou seja é um filme que tinha muito para funcionar mas acaba por entrar num emaranhado narrativo impossivel de sair, a tarefa não seria facil mas era esta resoluçao que o poderia conduzir para altos voos.
Mesmo com este defeitos existe determinados valores que me parecem ser bastante funcionais no filme, o risco de um guião diferente, mesmo que muitas vezes sem sentido, um realizaçao muito competente e excelentes interpretaçoes, o problema e que o prato ao ser demasiado elaborado tinha que ter um sabor final especial e nesse particular o filme acaba por ser sempre diferente mas nem sempre saboroso.
O mal de muitos filmes sustentados em ideias diferentes e a dificuldade de o tornar no veiculo de uma mensagem, de algo concreto e nisso o filme passa por claras dificuldades, muitos podem dizer que a determinada altura o filme tinha de ser uma fabula imaginaria, mas alguma coesão interna era mais necessaria para fazer este objeto estranho mesmo assim funcionar.
A historia fala de um jovem que cansado de estar sozinho numa ilha deserta no momento em que tenta se suicidar acaba por encontrar um cadaver com quem cria uma relação que o faz deixar de se sentir sozinho, tentando o trazer a vida.
EM termos de argumento a ideia de base é dificil de assimilar e dificil de concretizar e nem sempre o filme consegue ser isso, a ideia e muitas vezes imperceptivel, e parece muitas vezes adoptar o caminho mais dificil, a ideia era arriscada e o resultado esteve longe de ser perfeito.
A dupla de realizadores tem um trabalho interessante e dificil conseguem momentos de cinema bonito mesmo com um cadaver a mistura, temos risco, temos uma abordagem diferente e nisso devemos valorizar esta dupla a dar os primeiros passos, mas que nos parecem ser sustentados.
Mas e no cast que o filme tem as suas mais valias, se Dano é normalmente consistente em tudo o que faz, e em Radcliffe que acaba por estar o maior destaque numa interpretação excelente, dificil, de impacto, de um actor que me parece principalmente no ultimo ano estar a construir uma carreira muito consistente. Claramente me parece que tem sublinhado de oscar esta intepretação pelo menos se ainda alguem se lembrar dela la para Dezembro.

O melhor – O cast

O pior – Uma ideia demasiado recambolesca para resultar a 100


Avaliação - C+

No comments: