Sunday, September 25, 2016

Bridget Jone's Baby

15 e 12 anos depois dos primeiros filmes, de um dos maiores sucessos literarios dos ultimos tempos eis que a equipa se reuniu de novo para uma nova fase da vida de Bridget Jones. Os primeiros filmes tornaram-se facilmente num dos maiores sucessos produzidos na europa, muito por culpa de um livro já de si famoso. Este ano surgiu este filme com criticas interessantes se bem que não avassaladores e comercialmente nos EUA parece ter algumas dificuldades algo contudo que me parece inerente a qualquer produçao europeia.
Eu confesso que nem sempre fui adepto da saga por pensar que demasiado feminina no humor que utiliza principalmente na sexualização do mesmo, pelo tradicionalismo ingles de comedia que por vezes se torna repetitivo mas pela pouca possibilidade do que relata, o que acaba por tornar o diario de uma mulher comum muito pouco comum, e este filme trás-nos ainda que de forma moderada aquilo que já os anteriores tinham efetuado, com apenas alguns pontos que o tornam ligeiramente melhor.
Assim desde logo a inclusão de uma personagem que acaba por humiristicamente ser subtil mas que faz o filme a este aspeto ser muito mais do que o tradicional humor feminino que é a medica interpretada por Emma thompson muito bem escrita, muito subtil e engraçada proporcionando as maiores gargalhadas durante todo filme. De resto mais do mesmo um conjunto de pensamentos femininos e preocupações, e o conjunto estranho de amigos que sempre foi marco deste tipo de cinema, na forma como representam cada um dos pontos que o filme quer dar.
O resultado uma comedia romantica muito na base do que já tinha sido anteriormente feito na saga, algo repetitivo nas piadas sexuais femininas, algo fisico em determinado tipo de humor, com um bom balanço entre as personagens que faz a saga resutlar principalmente entre as mulher alvo maximo não só do livro mas tambem do filme.
A historia segue Bridget Jones apos dez anos de encontros e desencontros com Mark sendo que a mesma continua bem na carreira e mal no amor, ate que dois encontros nada esperados conduz a sua gravidez, contudo a mesma não sabe que é o pai, estando novamente dividade entre dois amores.
Em termos de argumento e estando na origem do mesmo a mentora e criadora do projeto e obvio que existe fidelidade ao que era feito, isso por vezes pode tornar o filme algo previsivel nos momentos em que poderia inovar. Um bom balanço de personagens, bons momentos humoristicos mas por vezes alguma repetição e um tom demasiado feminino.
Na realização Maguire regressa à sua saga depois de muito tempo parada, mas tambem ela e um dos elementos da triada de sucesso do projeto e não o poderia abandonar, uma sensibilidade interessante em fazer do mundo de Bridget ao mesmo tempo modesto mas acolheder e isso passa.
Em termos de cast, Zelweeger é Bridget Jones independentemente das plasticas lhe ter tirado o ar ternurento dos primeiros filmes. A actriz funciona neste registo principalmente no lado mais desleixado. Uma actriz versatil e intensa que tem mais uma boa prestação como já tinha tido nos filmes anteriores. A secundarizar Dempsey e Firth repetem papeis de sempre no seu curriculo e destaque para Emma Thompson com a melhor personagem do filme, que interpreta com a segurança natural.

O melhor – A personagem de Emma Thompson.

O pior – O filme ser demasiado feminino


Avaliação - C+

No comments: