Saturday, September 10, 2016

Sully

É comum Setembro ser um mês de viragem no que diz ao tipo de estreias nos cinemas, sendo que os blockbusters neste mês costumam dar lugar aos primeiros trunfos para os oscares, mesmo que normalmente seja filmes com menos força, o certo é que os primeiros candidatos normalmente vem a luz do dia nesta fase. E é obvio que isso é claro quando falamos do novo filme de Clint Eastwood com Tom Hanks e uma historia da vida real. Os resultados criticos foram interessantes com avaliações positivas, e comercialmente os primeiros resultados tambem parecem ser consistentes. Se chegará para os oscares já tenho as minhas duvidas.
Nos ultimos anos Clint Eastwood apostou em homenagear feitos dos americanos com toda a produçao e detalhe, e sempre com o objetivo de homenagear a pessoa, como um heroi ser farda, foi assim em American Sniper, pode ser assim neste filme. Confesso que este estilo de filmes de Eastwood esta longe de me deslumbrar, porque o torna aquilo que ele não é, um Michael Bay, com melhor produçao e detalhe, mas com um grau de lamechice e de abordagem que mais parece de um tarefeiro do que propriamente de um realizador conceituado, e pois bem mais uma vez temos isso, mais que um filme adulto sobre um acontecimento temos um acontecimento transformado numa novel das nove principalmente na forma como o filme procura o sentimento barato.
Mesmo pensando que o filme deveria ter uma hora mais e abordar mais a pessoa, penso que o filme tem alguns detalhes muito interessantes, desde logo todo o detalhe do acontecimento, passo a passo, a forma brilhante como o mesmo está realizado, o in loco que o filme faz, só está ao alcance de alguem muito rigoroso que trabalhe os filmes de principio a fim, o problema são as personagens, quer a secundarias que sao o veiculo da emoçao fácil, quer a pouca complexidade de tudo o resto, quase tornado o personagem como um santo.
Assim e mesmo pensando que é um filme muito novelado, e muito longe da capacidade de intensidade que Eastwood já mostrou na sua fase da carreira, temos um filme interessante de emoção e sentimentos faceis, pouco surpreendente, mas produtivamente de excelencia. Parece-me muitos simples para os oscares, ou pouco inovador, mas com Eastwood e o seu patriotismo barato dos ultimos anos já lhe valeu nomeaçao por um filme bem pior.
A historia conta um feito muito interessante do comandante Sully que em 2009 apos avaria nos dois motores do aviao acabou por o aterrar em pleno Rio Hudson salvando a vida de toda a gente que seguia a bordo do mesmo.
Em termos de argumento temos duas vertentes com resultados completamente diferentes, em termos de detalhe do acontecimento, muito estudo, promenor e rigor tecnico, em termos da historia envolvente, parece demasiado novelesco, demasiado tempo em busca da emoçao fácil, num filme que em termos gerais nunca consegue ser verdadeiramente surpreendente.
Em termos de realização é obvio que Estawood já não tem a frescura de outros tempos, mesmo assim temos uma realização mais competente do que brilhante. Com muitos meios, bem utilizados, o filme tem momentos de realismo interessantes, mesmo que falte algum cunho que outros filmes já tiveram.
Por fim no cast, ter Tom Hanks como interprete de um filme é a garantia maxima que o filme vai ser forte nas suas interetações. Intenso, com a serenidade que o papel requer, mais uma vez percebemos que Hanks faz o que quer quando quer e sempre bem. Ainda para mais ajuda Eckhart a regressar a bom plano depois de alguns filmes menos conseguidos. Pese embora a qualidade apenas num ano mediocre tais interpretações podem merecer atençao de premios.

O melhor – O feito que o filme aborda.

O pior – Eastwood procurar tantas vezes a emoçao facil



Avaliação - B-

1 comment:

Azul Hernandez said...

Faz muito tempo que não via um filme com uma produção tão boa quanto Sully O Heroi Do Rio Hudson, o que mais me impressionou foram todos os dados que encontrei do filme, acho que é uma boa oportunidade para vê novamente. Se ainda não a viram, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.