Saturday, September 03, 2016

TNMT - Out of Shadows

Quando Michael Bay pegou no franchising das Tartarugas Ninja poucos pensavam que o mesmo ia conseguir revitalizar um conceito aparentemente tão gasto e com tantas tentativas para fazer resultar. O certo é que o primeiro filme se tornou num autentico sucesso de bilheteira, e que deu origem a este segundo filme. Contudo nem sempre as coisas correm sempre bem e apesar deste segundo filme ter conseguido melhores resultados criticos, ainda que ligeiros, comercialmente ficou muito aquem do primeiro filme, mesmo que com resultados mais conseguidos do que os franchisings anteriores.
Sobre o filme, eu confesso que nunca fui fã da forma facil e simplista de Michael Bay fazer filmes de acção, e esta saga tem tudo o que é Michael Bay, cenas de acção intermináveis, graças completamente encaixadas à pressão no espaço, e acima de tudo falta de todos os elementos diferenciadores e de autor. E aqui tudo começa na tentativa de atualizar as miticas tartarugas dando-lhe nomes diferentes na pessima e abusrda caracterizaçao dos secundarios e um argumento basico e sem qualquer tipo de originalidade. E ainda mais os slow motion a la Michael Bay já não há paciencia.
Ou seja o resultado e parecido com o filme anterior, pouca invenção, historia simples, muitas tentativas de fazer graça que nunca consegue, já que quase sempre adquire um humor infantil, pessima caracterizaçao de algumas figuras que ate poderiam dar espaço a um filme diferente, mais escuro, mas obviamente o alvo deste filme esta nos mais pequenos e ai podemos dizer que o filme ate poderá funcionar, se bem que as tartarugas e esta roupagem não é propriamente a mais agradável.
Mas onde o filme sofre e na forma como a historia parece retirada de qualquer filme de terceira divisão de acçao, numa historia dificil não existe uma unica tentativa de diferenciar o filme de um episodio marcadamente para animaçao. É certo que em termos de tecnologia Bay consegue dar vida a coisas impensaveis mas incapaz de dar qualidade a qualquer filme que lhe toque, com raras excepções.
A historia segue as quatro tartarugas que permanecem escondidas em Nova Iorque, contudo com o facto do vilao conseguir sair da cadeia e seu unir a mais aliados, os mesmos vão ter de novamente lutar pela sobrevivencia junto de alguns aliados.
Como se pode ver na ligeira sintese do argumento, estamos perante uma base muitas vezes repetida, com a diferença que em termos de detalhes o filme nunca consegue dar nada de novo. Nao temos novas personagens interessantes, tudo e demadiado branco, e no que diz respeito à graça, muitas vezes forçada, não funciona.
Os discipulos de Bay vão assumindo o filme, aqui um jovem realizador conhecido pelo infantil filme Echo, já com alguns efeitos, aqui temos um filme tecnicamente interessante com muitos meios, mas uma copia do que Bay, fez e faz em Transformers, não temos um unico cunho de autor, e isso e claramente mau para um realizador nesta fase da carreira.
Em termos de cast, este e o tipo de filme que não chama grandes figuras, por um lado porque não exige, e por outro lado porque pode mesmo colocar em causa carreiras em forma, Fox é a figura, as contratações seguem o mesmo caminho, de realção pela negativa, o que uma actriz da qualidade de Linney faz num papel como este, já que o filme pede actores mais do nivel de Tyler Perry


O melhor – As cores de Nova Iorque

O pior – Mais um franchising sem qualquer novidade


Avaliação - D+

No comments: