Saturday, September 24, 2016

Ghostbusters

Quando o projeto de rebook foi anunciado as primeiras reações foram de saudosismo por uma das melhores sagas de comedia dos anos 80. Contudo tudo começou a correr pior na produção do filme apos o primeiro trailer, claramente considerado sexista e mais que isso racista, foi um dos videos mais odiados do youtube, compromentendo de imediato aquilo que iria ser a carreira do filme, que em termos criticos conseguiu avaliações dispersas e em termos comerciais ficou longe dos optimos resultados que reboot como este se podia esperar e pior que isso mesmo longe dos melhores resultados dos filmes do seu realizador Paul Feig.
Era obvio que a missão de fazer renascer um sucesso dos anos 80 é sempre complicado por um lado porque muitas coisas mudaram entretanto e é necessario actualizar, e por outro lado manter o cariz do primeiro filme, o que parece contraditorio mas era sem sombra de duvida a exigencia para quem pegava neste filme. Pois bem Paul Feig acaba por não conseguir nenhum dos pontos. Em termos humoristicos pese embora o filme va buscar alguns pontos aos filmes anteriores torna-se demasiado sem sentido, com personagens demasiado estranhas e que mesmo em termos humoristicos ficam num patamar inalcancavel, sendo que como era obvio muitas das sequencias nos nossos dias tinham de ter outro tipo de explicaçao porque o cinema e principalmente os argumentos evoluiram e Feig não consegue transmitir isso no seu filme.
Por estes motivos e facil considerar este filme um despredicio de tempo, e principalmente um marco mais negativo para o bom resultado dos primeiros filme. Desses fica a apariçao dos seus protagonistas em pequenos cameos, alguns deles como o de Murray sem qualquer sentido, e a musica, já que tudo o resto é um ghostbusters bastante freak, faltando quimica na equipa, graça na piada, e mesmo um argumento tão basico que parece que apenas a musica e os fatos fariam o serviço completo para o filme resultar.
Em termos humoristicos apenas a personagem de Kevin resulta, principalmente pelo não sentido objetivo da sua falta de inteligencia, nesses momentos o filme acaba por despertar algumas gargalhadas o que é pouco tendo em conta que e uma personagem que entra bastante pouco e o filme tem quase duas horas de duração. Em suma, se queremos ver caça fantasmas temos claramente que os lançar no VHS.
A historia toca em quatro mulheres que acreditam em fantasmas em plena nova iorque que se juntam e formam uma equipa de luta contra fantasmas que vao ter de lutar contra um tentativa de dominio da cidade por parte destes seres.
Em termos de argumento o filme não funciona em quase nada, não consegue dar o sentido de equipa e miticismo dos primeiros filmes, em termos humoristicos fica num intermédio que nunca consegue ser engraçado, e em termos de construçao de personagens e principalmente no fio narrativo e de um simplismo claramente pobre para um projeto desta dimensao.
Em termos de realizaçao Feig não e um realizador habituado a grandes meios, sendo nos argumentos que nos da o maior destaque e isso denota-se na dificuldade de potenciar efeitos especiais de primeira linha e os tornar num força do filme, são completamente inuteis, demonstrando que Feig está mais para a comedia com um toque independente.
Em termos de cast ate podemos dizer que a equipa e constituida de uma forma natural com escolhas aceitaveis, pessoas ligadas a comedia com estilos diferentes, mas penso que e na construçao das personagens que elas falham por cada uma quase não interagir com as outras para potenciar as suas caracteristicas. Hemsworth acaba por ser o que mais destaque tem numa personagem fora do seu habitual, e que da ao actor alguma dinamica humoristica interessante que já tinha demonstrado noutros filmes

O melhor – A musica e o regresso dela

O pior – Tudo o resto não dar qualquer qualidade a saga



Avaliação - D+

No comments: