Um dos trunfos que
algumas produtoras tem assumido na luta pelos galardoes, e irem
buscar não so actores, mas argumentistas e produtores de filmes que
conseguiram atingir e lutar pelos oscares. Este ano muito dedicado
aos gansgters por todo o lado surge este filme, no lado londrino da
questão. Se comercialmente so la para o fim do ano vamos realmente
perceber se o filme funcionou ou não criticamente as primeiras
avaliaçoes não foram motivantes e provavelmente e menos um a contar
e o valor comercial pode adquirir outra validade.
Estamos num ano curioso
onde diversos estudios tentaram recriar alguns dos maiores criminosos
organizados do mundo. Com dinheiro europeu, e acima de tudo apostado
no estatuto estrela de Tom Hardy surge este filme, filme esse que tem
algumas qualidades muito centradas no seu protagonista, e o filme
quer isso, todo o filme reside na capacidade do actor dar dois lados
diferentes, sendo que tudo o resto para alem das personagens centrais
e colocado um pouco de lado, mesmo que estas sustentem a bom ritmo
grande parte do filme, permitindo cenas inesqueciveis.
Dentro de uma tradição
de cinema britanico de rua, este e um filme interessante que consegue
ter uma boa historia de amor que e potenciada na diferença entre as
duas, consegue conjugar bem entre generes, sendo contudo bem mais
funcional em termos humoristicos e um pouco como comedia negra do que
quando chama a si o drama como elemento central. E daqueles filmes
que tem altos e baixos tem bons momentos mas conseguimos encontrar
alguns defeitos na sua avaliaçao global.
E o maios problema de
todos e comum a alguns filmes biográficos ou seja não ter um
intriga definida tentando passar ao mesmo tempo diversos pontos da
vida de ambos, pontos esses que abandonam e regressam quando já nos
esquecemos dele, não temos um filme sobre um momento e um aspecto
mas sobre muitos e isso tira alguma intensidade narrativa, ficamos
ate metade do filme sem perceber onde o filme quer chegar e qual o
seu objetivo que apenas e definido tardiamente no segundo segmento e
sem tempo para o tornar fulgurante.
A historia fala dos
irmãos Krey donos de bares nos anos sessenta em Londres e a da forma
que os mesmos tem para dominar o submundo. Mais que um filme sobre
cada um deles e a forma como a relaçao entre ambos se estabeleceu e
a forma como isso condicionava tudo o resto.
Em termos de argumento
podemos dizer que o filme funciona bem em cada aspecto, como na forma
como as personagens, principalmente as duas centrais sao abordadas e
caracterizadas, na especificidade de optimos momentos, na forma como
o consegue ser engraçado. Perde mais no facto de uma definiçao
tardia da historia central
Helgelan e um
realizador com alguns filmes que se tornaram sucesso, mais
recentemente com 42 mas a quem falta uma obra prima, a aposta neste
filme seria em tornar este filme a sua mais valia, e o seu balanço
para uma carreira de autor. Na realizaçao temos um filme
tradicionalmente ingles, seguindo algum do estilo de Ritchie e Vaugh,
dai que mesmo sendo funcional para aquilo que o filme queria, poderia
ter perdido em originalidade.
No cast Tom Hardy tem
um dos papeis mais dificeis e mais vistosos do ano, principalmente
num dos seus papeis, o que torna o outro tambem bom e a forma como
diferencia cada um deles em cada cena, são nestes projectos que
crescem os actores e Hardy teve um ano fortissimo, que tem o
epicentro neste filme, talvez não sera reconhecido por isso, pela
menos boa carreira critica do filme, mas todos que virem o filme vao
perceber que estamos perante um actor completo com uma pessima
dicção. Browning tem um papel num filme melhor e isso pode ser
produtivo na sua carreira, de resto pouco espaço porque o brilho e
Hardy
O melhor – A divisão
de Hardy e a diferença em cada uma das partes.
O pior – A definição
tardia do seu epicentro
Avaliação - B-
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