Saturday, October 31, 2015

Legend

Um dos trunfos que algumas produtoras tem assumido na luta pelos galardoes, e irem buscar não so actores, mas argumentistas e produtores de filmes que conseguiram atingir e lutar pelos oscares. Este ano muito dedicado aos gansgters por todo o lado surge este filme, no lado londrino da questão. Se comercialmente so la para o fim do ano vamos realmente perceber se o filme funcionou ou não criticamente as primeiras avaliaçoes não foram motivantes e provavelmente e menos um a contar e o valor comercial pode adquirir outra validade.
Estamos num ano curioso onde diversos estudios tentaram recriar alguns dos maiores criminosos organizados do mundo. Com dinheiro europeu, e acima de tudo apostado no estatuto estrela de Tom Hardy surge este filme, filme esse que tem algumas qualidades muito centradas no seu protagonista, e o filme quer isso, todo o filme reside na capacidade do actor dar dois lados diferentes, sendo que tudo o resto para alem das personagens centrais e colocado um pouco de lado, mesmo que estas sustentem a bom ritmo grande parte do filme, permitindo cenas inesqueciveis.
Dentro de uma tradição de cinema britanico de rua, este e um filme interessante que consegue ter uma boa historia de amor que e potenciada na diferença entre as duas, consegue conjugar bem entre generes, sendo contudo bem mais funcional em termos humoristicos e um pouco como comedia negra do que quando chama a si o drama como elemento central. E daqueles filmes que tem altos e baixos tem bons momentos mas conseguimos encontrar alguns defeitos na sua avaliaçao global.
E o maios problema de todos e comum a alguns filmes biográficos ou seja não ter um intriga definida tentando passar ao mesmo tempo diversos pontos da vida de ambos, pontos esses que abandonam e regressam quando já nos esquecemos dele, não temos um filme sobre um momento e um aspecto mas sobre muitos e isso tira alguma intensidade narrativa, ficamos ate metade do filme sem perceber onde o filme quer chegar e qual o seu objetivo que apenas e definido tardiamente no segundo segmento e sem tempo para o tornar fulgurante.
A historia fala dos irmãos Krey donos de bares nos anos sessenta em Londres e a da forma que os mesmos tem para dominar o submundo. Mais que um filme sobre cada um deles e a forma como a relaçao entre ambos se estabeleceu e a forma como isso condicionava tudo o resto.
Em termos de argumento podemos dizer que o filme funciona bem em cada aspecto, como na forma como as personagens, principalmente as duas centrais sao abordadas e caracterizadas, na especificidade de optimos momentos, na forma como o consegue ser engraçado. Perde mais no facto de uma definiçao tardia da historia central
Helgelan e um realizador com alguns filmes que se tornaram sucesso, mais recentemente com 42 mas a quem falta uma obra prima, a aposta neste filme seria em tornar este filme a sua mais valia, e o seu balanço para uma carreira de autor. Na realizaçao temos um filme tradicionalmente ingles, seguindo algum do estilo de Ritchie e Vaugh, dai que mesmo sendo funcional para aquilo que o filme queria, poderia ter perdido em originalidade.
No cast Tom Hardy tem um dos papeis mais dificeis e mais vistosos do ano, principalmente num dos seus papeis, o que torna o outro tambem bom e a forma como diferencia cada um deles em cada cena, são nestes projectos que crescem os actores e Hardy teve um ano fortissimo, que tem o epicentro neste filme, talvez não sera reconhecido por isso, pela menos boa carreira critica do filme, mas todos que virem o filme vao perceber que estamos perante um actor completo com uma pessima dicção. Browning tem um papel num filme melhor e isso pode ser produtivo na sua carreira, de resto pouco espaço porque o brilho e Hardy

O melhor – A divisão de Hardy e a diferença em cada uma das partes.

O pior – A definição tardia do seu epicentro


Avaliação - B-

No comments: